Os torcedores italianos que acompanhavam pela televisão o jogo Alessandria x Livorno, no último domingo (8/11), foram surpreendidos no primeiro tempo. Ouviram das tribunas um insulto racista na partida válida pela Terceira Divisão do Campeonato Italiano. Em nota oficial, o Alessandria, dono do estádio, confirmou que o responsável foi um jornalista credenciado.

Jogadores do Livorno entraram em campo com mensagem contra o racismo – Divulgação / AS Livorno

Não satisfeito em proferir o insulto, ele ainda ironizou uma enchente de 2017 que matou oito pessoas na cidade de Livorno. Apesar de ter sido identificado, o jornalista não teve seu nome divulgado.

Em resposta, o Livorno entrou em campo na quarta-feira (11/11), contra o Giana Erminio, com uma camisa com os dizeres: “Não ao racismo”. Antes o clube italiano divulgou duas notas oficiais. Na primeira, além de dizer que o rival Alessandria prontamente prestou solidariedade, também pediu respeito pela cidade e pelos jogadores.

Na outra nota, o Livorno anunciou a camisa da campanha e disse que “a luta contra o racismo começa com educação, e é nosso dever como sociedade educar os jovens e vigiá-los para que não passem mensagens que possam ofender, humilhar e discriminar”.

Comentários