Era 12 de fevereiro de 2021 quando o São Paulo anunciou que Hernán Crespo, jogador histórico do futebol mundial, seria o novo comandante do clube para a temporada. Após uma seletiva com muitos nomes e várias entrevistas com inúmeros treinadores, o nome do argentino foi escolhido pela diretoria do Tricolor, liderada por Muricy Ramalho. Junto com Crespo, veio a frase “donde no llegan las pernas, va a llegar el corazon (aonde não chegam as pernas, vai chegar o coração)”. Ela saiu da parede para ser incorporada no trabalho da comissão técnica. A frase, tão mítica, foi estampada no vestiário do Morumbi, no dia 29 de abril, e emocionou o técnico, que via ali, seu trabalho recompensado.

Crespo foi campeão paulista com o São Paulo em menos de 4 meses de trabalho – Paulo Pinto / saopaulofc.net

Em pouco menos de 4 meses de trabalho, Crespo conseguiu algo que seus 16 antecessores não foram capaz. O argentino encerrou o jejum de títulos do São Paulo, que já durava nove anos e caiu de vez nas graças da torcida. Os são-paulinos acreditam que o comandante tricolor pode fazer a equipe voltar aos tempos de glórias e muitos títulos conquistados. O início de trabalho demonstra o motivo de tanto otimismo.

O Jogada10 ouviu a opinião de jornalistas/influenciadores da Mídia Independente do São Paulo sobre este grande início de trabalho de Hernán Crespo. Confira!

Layla Reis, canal “SPFC.NET”

“Simplesmente genial. Um trator”

Eu gosto de assistir este time jogar, acho o Crespo muito ousado taticamente, e o que mais me dá gosto de perceber é que ele tem mais de uma tática não somente para o jogo, mas tem a coragem de colocar os jogadores em suas devidas posições e funções, trazendo brilho ao Benítez e até vida ao Daniel Alves. Os três zagueiros atuam muito bem, mas há detalhes a melhorar na marcação alta por excesso de falta. O meio campo ágil joga para os alas serem rápidos enquanto a estratégia de furar a marcação dá certo quase 100% das vezes. Acredito que o Crespo realmente sabia o que estava montando a cada jogador que aceitou e recusou. É a primeira vez que vejo um projeto seguro. Simplesmente genial. Um trator.

Ricardo Senna , criador da página “Arquibancada Tricolor”

“O São Paulo tem um espírito característico dos argentinos”

É um começo muito bom, não apenas pela resultados, que dão uma tranquilidade em relação à pressão, mas porque conseguimos notar variações táticas, melhor uso de alguns jogadores em funções novas e um espírito de motivação característico dos argentinos. Apesar de pouco tempo de experiência como treinador, Crespo tem longa vivência em diferentes clubes de alto nível e ganhou respeito do elenco sem precisar impor um estilo autoritário. Acredito em bons resultados para o ano.

Gabriel Sá, jornalista do “Notícias do Tricolor”

“Um futuro muito promissor”

O início do trabalho do Crespo é muito promissor. Como jogador, foi um monstro. Como treinador, muito estudioso e aplicado. Parece estar em sintonia com o elenco, diretoria e instituição, o que pode ser potencializado ainda mais quando voltar o público aos estádios. Tem tudo para dar certo!

Beto Silva, desenvolvedor do SPFCast – Poadcast do São Paulo

“Esse bom início do Crespo não é nenhuma surpresa”

Antes de falar do Crespo, o grande acerto dessa nova gestão chama-se Muricy Ramalho. Confio cegamente no seu trabalho, pois sabemos que ele está ali por amor. Para mim, não é nenhuma surpresa esse começo de trabalho do Crespo. Assim que foi anunciado, me agradou muito. Como jogador, foi um dos maiores na sua posição e no seu país, Como técnico, está conseguindo colocar em prática tudo que aprendeu na Europa, está no caminho certo, é coerente com suas escalações e tem o elenco na mão. Caso não aconteça nada fora da curva, tem tudo pra conquistar mais títulos além do Paulistão e entrar pra história do Tricolor Paulista.

Comentários