Futebol Brasil

Justiça acata pedido do Athletico para cobrar transmissões de rádio

O Athletico-PR conseguiu obter na Justiça decisão favorável para cobrar por transmissões de rádios em seus jogos, quando tiver o mando de campo. O Tribunal do Paraná (TJ-PR) acolheu, na última terça-feira (25), um recurso do Furacão, que solicitava justamente essa possibilidade. No entanto, a medida vale apenas em competições de âmbito nacional – o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em torneios como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, segue-se o regulamento da entidade que organiza as partidas, no caso, a Conmebol.

A partir de agora, ao menos enquanto estiver embasado pela liminar, os duelos da equipe paranaense na Ligga Arena (antiga Arena da Baixada) poderão ser transmitidos por rádios, do estádio ou estúdio, em caso de acordo entre as emissoras e o clube para a aquisição dos direitos. Os valores exatos, porém, seguem sem divulgação por parte da diretoria. Nas redes sociais, grande parte dos torcedores mostrou desaprovação da sentença e criticou o pedido.

Athletico-PR consegue direito na Justiça para cobrar por transmissões de rádio quando for mandante dos jogos – Foto: José Tramontin/Athletico-PR

 

Já a Associação Brasileira de Emissoras de Rádoio e Televisão (ABERT) soltou uma nota dizendo que a transmissão garatuita pela rádio é um direito conquistado pelo pelo cidadão quie as rádios transmitam de forma aberta e livre a todos os ouvintes e que a decisão do TJ-PR foi singular.

 

O debate acerca das transmissões envolvendo eventos esportivos, a nível de Brasil, tinha deixado de ser pauta por bom tempo. Porém, voltou nas últimas semanas após a aprovação da Lei Geral do Esporte. A legislação vigente, inclusive, retirou recentemente o termo “sons” do texto, indo na linha do que está previsto na Lei Pelé e, portanto, dando respaldo às estações radiofônicas. Aliás, a decisão também causou descontentamento nos principais veículos de comunicação e na mídia, de maneira geral.

 

Athletico x Cruzeiro

A medida não vale para o confronto deste sábado (29), contra o Cruzeiro, às 16h, no horário de Brasília, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A tendência é que, se não for derrubada, a sentença passe a vigorar somente a partir do jogo contra o Cuiabá, novamente pela Série A, no dia 15 de agosto. Existe a expectativa de que Coritiba e Paraná, rivais do Furacão no estado, possam seguir pelo mesmo caminho e tentar obter a permissão para cobrar pelas transmissões.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Bruno Gentile

Posts Recentes

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Real Madrid apresenta Endrick, que se emociona

Neste sábado, o Real Madrid apresentou o atacante Endrick. Visivelmente emocionado, o atacante, que completou…

27 de julho de 2024

Jair celebra parceria com Gil na zaga do Santos

Revelação nas categorias de base do Santos, o zagueiro Jair, de apenas 19 anos, vem…

27 de julho de 2024

Argentina bate Iraque e se recupera nos Jogos Olímpicos

A Argentina sofreu, mas se recuperou no Grupo B dos Jogos Olímpicos na manhã deste…

27 de julho de 2024

Betinho Marques: 25 de julho, dia mundial do Hulk e da liberdade atleticana

Há onze anos o mundo viveu um clarão de dignidade. Há 38 anos um herói…

27 de julho de 2024

Bittencourt apresenta ao Conselho do Fluminense projeto de empresa para gerir Maracanã

Em reunião na noite desta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Fluminense, nas Laranjeiras, o…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!