A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio das contas bancárias de Ronaldo e de três sócios do dono da SAF do Cruzeiro. Ao todo, o tribunal verificou nove contas do ex-jogador. A penhora se deve a uma dívida de R$ 1 milhão de empresas, sendo que Ronaldo é sócio de uma delas – a Liv Drinks.

O pedido de inclusão do nome de Ronaldo foi feito pela Upper Fundo de Investimento em Direito Creditório. Numa petição, a Upper alegou que o ex-atacante e sócios da Liv Drinks fazem manobras para blindar os seus patrimônios de eventuais cobranças. Assim, a empresa tentou durante dois anos encontrar bens passíveis de penhora na firma, mas não conseguiu.

O relator Heraldo Oliveira aceitou o pedido e determinou a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, uma penalidade em que sócios, como pessoas físicas, passam a responder pelo débito de uma firma.

Justiça nega recurso

A defesa de Ronaldo pediu revogação do arresto, alegando, inclusive, que o tema seria segredo de Justiça, mas vazou para a imprensa.

“A medida excepcional não pode ser deferida com base na falta de ativos depositados em conta bancária para fins de arresto/penhora, e meras suposições e fotos de sites”, dizem os advogados de Ronaldo.

Entretanto, a justiça já negou que suspensão da penhora.

Justiça determinou bloqueio de contas bancárias de Ronaldo para pagamento de dívida – Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Para Justiça, Ronaldo lesa credores

O relator destacou que Ronaldo também é titular de outras empresas – Empório Ronaldo do Brasil, R9 Sport e Marketing e Mike Empreendimentos Imobiliários – e faz parte de um grupo econômico que confunde o seu patrimônio com “o intuito de frustrar o pagamento das obrigações assumidas pelos devedores”. Dessa forma, segundo a sentença, essas empresas  concentram todo o patrimônio do grupo, dificultando que se descubra o que pertence a quem.

Portanto, a decisão judicial traz a avaliação de que as empresas sob o mesmo controle estão lesando os credores e isso é feito pelos sócios, incluindo Ronaldo.

Essa não é a primeira vez que o ex-jogador vira tema de controvérsia em questões de dívidas. Semana passada, houve uma polêmica sobre uma dívida que envolve o meia Rodriguinho, que deixou o Cruzeiro há alguns anos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários