Um dos pontos mais negativos na última rodada do futebol europeu foram, certamente, os casos de racismo envolvendo Vinicius Júnior durante a última temporada de LALIGA.

No entanto, pensando em uma forma de combate mais afirmativa e ultrapassando a barreira de mensagens de efeito, a organização do Campeonato Espanhol anunciou, nesta terça-feira (8), a criação de uma plataforma multifuncional e voltada a conscientização e combate desta prática criminosa que leva o nome de ‘LALIGA VS RACISM’. A apresentação ocorreu em meio à exibição da nova identidade visual da marca, além de outras novidades previstas para a temporada 2023/2024.

laliga-anuncia-novas-medidas-de-combate-ao-racismo-1
Novo mote de LALIGA para 2023/2024 – Alberto Barbosa/Jogada10

Afinal, de acordo com Daniel Alonso e Leonardo Cunha, delegados de LaLiga no Brasil, há um fortalecimento nas campanhas de comunicação. O uso de braçadeiras e divulgação de mensagens são algumas das medidas para dar maior clareza no combate ao racismo. Essas são algumas das iniciativas possíveis que a entidade, responsável pelas principais divisões do futebol espanhol, tomou.

Além disso, porém, apresentaram uma plataforma para os torcedores acessarem um site, via QR Code. Eles poderão, afinal, fazer denúncias anônimas quando presenciarem qualquer caso de racismo durante um dos compromissos de LaLiga. Tendo, como ideia central, agilizar o processo de queixa e identificação dos responsáveis pelo ato criminoso junto as autoridades do país.

laliga-anuncia-novas-medidas-de-combate-ao-racismo
Apresentação da plataforma ‘LALIGA VS RACISM’ – Alberto Barbosa/Jogada10

De acordo com a entidade, a plataforma é resultado de uma série de ideias apresentadas por uma comissão voltada, exclusivamente, para medidas de combate ao racismo. Fazem parte da comissão integrantes da LaLiga de diferentes nacionalidades, que trabalham espalhados pelo mundo. A intenção é ter diferentes visões dos problemas, especialmente os relatados por atletas que são alvos da prática racista.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários