Joan Laporta é o novo presidente do Barcelona. Na eleição desde domingo, ele obteve 54,28% dos votos (30.184), contra 29,99% (16.679) de Victor Front e 9,58% (4.769) de Toni Freixa.

Laporta está de volta ao comando do Barcelona   LLUIS GENE / AFP)

A vitória de Laporta, que ocupou o cargo entre 2003 e 2010 era esperada, já que ele havia vencido o primeiro turno das eleições por boa margem sobre os então oito rivais (Front e Freixa conseguiram votos suficientes para o segundo turno e outros seis foram eliminados).

Embora tenha sido a segunda maior participação de eleitores da história do Barcelona, o número de votantes foi considerado baixo, pois havia 110 mil eleitores aptos e menos de 53 mil votaram, presencialmente ou pelo correio (este último um fato inédito).

Em seu discurso da vitória, o presidente disse que o Barcelona é uma família, fez questão de lembrar Cruyff que defendeu o clube como jogador e técnico e foi inspiração e apoio para Laporta no clube. E que o seu foco será fazer Messi deixar de lado o interesse em sair do Barcelona ao fim desta temporada e seguir defendendo os catalães.

“O melhor do mundo quer o Barça e espero conseguir animá-lo a permanecer na nossa família”.

Vale lembrar que Messi despontou no Barcelona na Era Laporta, tem imenso carinho pelo dirigente e foi um de seus maiores cabos eleitorais.

Crise

Laporta assumirá um Barça bem diferente daquele que ele deixou em 2010. O clube passa por grave crise política e financeira, com dívida superando 1 bilhão de euros e com um elenco considerado fraco para os padrões do clube.  Laporta assume a vaga em aberto desde a renúncia de Josep Bartomeu em outubro. O antigo mandatário  sofreria um impeachment  por causa do Barçagate e se antecipou pedindo para sair. Desde então o clube é comandado interinamente por Carlos Tusquets.

Aliás, tão logo saiu a confirmação da vitória de Laporta, Tusquets, Freixa e Front o parabenizaram pela vitória.

Comentários