Lucas Pedrosa

Laterais no Vasco: antes problema, hoje solução

Pare um torcedor do Vasco e diga para ele lhe dizer quais são os 5 melhores laterais, esquerdos e direitos, que passaram pelo Vasco nos últimos 15 anos. Eu já lhe adianto: ele vai ter dificuldade. Podemos citar com boas passagens, olhando para o lado direito, Wagner Diniz, Fágner e Allan, volante, mas que atuou por lá boa parte de sua carreira no Vasco. Paramos por aí. Do lado esquerdo o negócio fica ainda mais complicado. Tirando Ramon, o único que caiu nas graças da torcida em determinando momento, o último bom nome daquela parte do campo foi Jumar, outro volante improvisado. Em 2021, por incrível que pareça, esses problemas viraram soluções para o Gigante da Colina.

Quando analisamos a carreira de Zeca e olhamos para ele atuando pelo Vasco, na Série B, é possível até estranhar. Não pela grandeza do time de São Januário, mas pela jornada do destro que atua na esquerda e na direita. O camisa 37 vai completar 27 anos no dia 16 de maio e despontou no Santos como um jogador de Seleção Brasileira. Não à toa foi titular na conquista da primeira medalha de ouro olímpica do Brasil, em 2016. Depois teve problemas na carreira, foi para o Internacional, Bahia e não se firmou. Hoje, no Vasco, já disse que atua com a mesma confiança da época em que jogava pelo Peixe. Tomou conta. Um atleta que sabe exatamente o que um lateral deve fazer. Taticamente e tecnicamente. A melhor contratação do Gigante da Colina em 2021.

Já Léo Matos chegou em 2020, mas já mostrava a qualidade necessária para ajudar o Vasco. Chegou a ter problemas pela adaptação ao Brasil, já que estava no futebol grego, e tomava muitos cartões bobos, podemos dizer assim. Com a chegada de Marcelo Cabo, o lateral não só se tornou mais consciente na parte defensiva, como expôs todo o seu potencial no ataque e é uma das chaves da evolução do trabalho do comandante vascaíno. Um leão em campo, mesmo tendo 34 anos, e que parece jogar com a alegria de um garoto.

Até pela memória entristecedora que a torcida do Vasco tem dos seus antigos laterais, Léo Matos e Zeca estão quebrando o trauma e cada vez mais mostrando que, desse mal, pelo menos nesta temporada, o Gigante da Colina não sofrerá.

Flávio Almeida

Compartilhe
Publicado por
Flávio Almeida
Tags: colunas

Posts Recentes

Palmeiras e Chelsea chegam em acordo para venda de Estêvão, diz jornalista

A torcida do Palmeiras teve uma surpresa na noite desta sexta-feira (17) com o possível…

18 de maio de 2024

Empresário de Rony admite procura do Cruzeiro, mas Palmeiras é prioridade

O atacante Rony, do Palmeiras, desperta o interesse de outro grande clube da Série A. Quem…

17 de maio de 2024

Novorizontino e Coritiba empatam em jogo morno pela Série B

Novorizontino e Coritiba empataram sem gols na noite desta sexta-feira (17), no Estádio Jorge Ismael…

17 de maio de 2024

Keno fala sobre futuro no Fluminense após receber propostas

O atacante Keno falou sobre seu futuro. Na última quinta-feira, após vitória do Fluminense sobre…

17 de maio de 2024

America x Petrópolis: onde assistir à estreia de Romário

Vai rolar a bola na Série A2 do Campeonato Carioca 2024. Afinal, neste sábado, a…

17 de maio de 2024

Torcida do Flamengo fica na bronca com Gabigol após polêmica

A relação de amor da torcida do Flamengo com Gabigol parece ter chegado ao fim.…

17 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!