O goleiro Léo Jardim foi fundamental para o Vasco garantir o empate em 0 a 0 com o Flamengo, no último domingo (4), pelo Campeonato Carioca. Isso porque o arquirrival teve a oportunidade de assegurar a vitória em cobrança de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. Conhecido por ser especialista neste cenário, Gabigol desperdiçou a chance. Inclusive, Jardim é apenas o terceiro goleiro a defender um pênalti do atacante desde que ele passou a defender o Rubro-Negro.

Assim, ao lado de Léo, apenas outros dois goleiros conseguiram a proeza de impedir um gol de pênalti de Gabigol . Tratam-se dos arqueiros Vinícius Dias que estava no Volta Redonda, o primeiro a entrar nesta seleta lista, e Gabriel Grando do Grêmio

Confira os jogos

  • Flamengo 3 x 1 Volta Redonda: Carioca de 2023
  • Rubro-Negro 2 x 0 Grêmio: Copa do Brasil de 2023
  • Flamengo 0 x 0 Vasco: Carioca de 2024
Momento em que o goleiro do Vasco, Léo Jardim defende o pênalti de Gabigol – Leandro Amorim / Vasco

Aliás, o seu histórico recente é negativo, pois ele perdeu três dos últimos  quatro pênaltis que bateu. O único acerto neste período foi na vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, pela 20ª rodada da Série A de 2023.

‘Contei com a ajuda do preparador do Vasco’

Vale ressaltar que o ídolo do Flamengo finalizou sem força e o arqueiro do Cruz-Maltino teve o mérito em acertar o canto ao pular para o lado esquerdo de sua meta. Léo, aliás, creditou a defesa da penalidade ao preparador de goleiros do Gigante da Colina.

“Contei com a ajuda do preparador. Durante a semana estudamos os cobradores e, claro, o Gabriel. Sempre buscamos ter uma base sobre o que podemos fazer nesses momentos. Dentro do jogo sempre tem o andamento de como tudo vem acontecendo, mas estudar é muito importante. Fico feliz de poder ajudar defendendo o pênalti”, detalhou e celebrou o arqueiro.

Este foi o segundo pênalti que Jardim defendeu desde que chegou ao Vasco no início da última temporada. Anteriormente, o goleiro já havia impedido Wellington Rato de marcar. O confronto entre o Cruz-Maltino e o São Paulo terminou também em um empate por 0 a 0, em São Januário, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Outras chances perdidas por Gabigol

Em seu retrospecto geral pelo Flamengo, Gabigol ficou responsável pela cobrança de 50 penalidades e desperdiçou apenas oito. Isso representa uma efetividade de 84%. Das oito cobranças erradas, três foram defendidas pelos goleiros. Além do que ele finalizou uma para fora contra o América-MG e carimbou a trave quatro vezes. No caso, Botafogo, Bragantino, Cruzeiro e Santos.

Veja as partidas

  • Flamengo 3 x 0 Botafogo: Carioca de 2020 (trave)
  • Rubro-Negro 0 x 1 Santos: Brasileirão de 2021 (trave)
  • Flamengo 3 x 0 América-MG: Série A de 2022 (para fora)
  • Rubro-Negro 4 x 1 Bragantino: Brasileirão de 2022 (trave)
  • Flamengo 1 x 1 Cruzeiro: Brasileirão de 2023 (trave)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários