Roberto Assaf

Leões de Atlas derrotam o Brasil

Marrocos 2 x 1 Brasil. Se o objetivo final é ganhar a Copa do Mundo, é importante lembrar que o último começo de trabalho que obteve tal conquista ocorreu em julho de 2001. Quando o gênio de todos nós, Luiz Felipe Scolari, assumiu a Seleção Brasileira, substituindo Emerson Leão. Mas ganhando de presente Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno, todos no auge de suas carreiras. Tirar por completo o mérito de um treinador campeão do mundo é ignorância. Mas sem o quarteto citado a inegável inteligência do técnico gaúcho não seria suficiente.

Amrabat briga pela bola com Paquetá durante a vitória do Marrcos sobre o Brasil –  Fadel Senna via Getty Images

Ramon Menezes montou uma boa equipe no Sul-Americano Sub-20, que foi campeã e para quem apenas começou na equipe principal, até que não foi tão mal, dadas todas as circunstâncias que enfrentou. Não seria absurdo afirmar que a Seleção apresentou bons momentos do meio para frente, nos dois tempos. Mas que a retaguarda esteve caótica, tanto que tomou dois gols. Scolari também apanhou na estréia, 1 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu.

Marrocos x Brasil, clima pesado

Brasil e Marrocos não disputaram exatamente um amistoso. O clima era pesado. O time africano jogava em casa, diante de quase 70 mil pessoas, com a formação e o técnico que alcançaram o quarto lugar no Qatar. E o Brasil, de técnico novo, reunindo maioria de atletas pela primeira vez, todos tentando provar que podem freqüentar as convocações.

O Brasil começou tentando marcar a saída de bola do adversário. Mas cometendo um punhado de faltas em sequência, e o Marrocos jogando o futebol solidário da Copa 2022, compacto, com troca de passes e rapidez nas jogadas ofensivas. Como o objetivo, cada qual de seu jeito, era ganhar, ambos criaram algumas oportunidades, e após gol bem anulado de Vinícius Júnior – posição irregular na origem – os Leões de Atlas fizeram 1 a 0 aos 28 minutos, com Sofiane Boufal, aproveitando equívocos da zaga adversária.

O Marrocos assumiu uma postura defensiva na etapa derradeira, para liquidar nos contra-ataques. E  o Brasil, passou a mandar na partida, construindo jogadas com alguma facilidade, mas errando as conclusões. Os treinadores efetuaram várias mudanças. Mas o domínio da equipe de Ramon prosseguiu, até que Casemiro bateu de fora da área, sem muita força, e Yassine Bounou aceitou um franguinho simpático: 1 a 1. Eram 67 minutos.

O problema é que a Seleção era invariavelmente confusa na defesa. Permitiu que o Marrocos levasse perigo sempre pisava a área, como voltou a acontecer no segundo tempo, quando Abdelhamid Sabiri apanhou sobra e chutou sem perdão para enfiar 2 a 1. Os times já estavam desfigurados, efetivamente cansados, quando os acréscimos atrasaram o fim do jogo. Enfim, resultado justo, dadas as circunstâncias.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Com gols no primeiro tempo, Goiás e Coritiba empatam na Serrinha pela Série B

Goiás e Coritiba empataram por 1 a 1 na noite deste domingo (16), na Serrinha,…

16 de junho de 2024

Chapecoense x Operário: onde assistir, escalações e arbitragem

Em partida que abre a 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense…

16 de junho de 2024

Renato Gaúcho pede paciência no Grêmio: ‘Vamos sofrer bastante’

O técnico Renato Gaúcho analisou a derrota do Grêmio para o Botafogo, em jogo válido…

16 de junho de 2024

Eriksen, da Dinamarca, celebra volta por cima: ‘A história é outra’

Christian Eriksen conseguiu uma reviravolta digna de roteiro de filme vencedor de Óscar. Há três…

16 de junho de 2024

STJD vai denunciar Felipe Melo por agressão contra assessor do Atlético-GO

Felipe Melo vai ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela agressão ao…

16 de junho de 2024

Carlos Miguel chama Luciano de ‘otário’ em rede social após confusão no clássico

O goleiro Carlos Miguel levou o atrito que teve com o atacante Luciano para as…

16 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!