Comentarista de arbitragem da ESPN viu acerto de Bráulio da Silva Machado em lance polêmico do Brasileirão 2023
Comentarista de arbitragem da ESPN viu acerto de Bráulio da Silva Machado em lance polêmico do Brasileirão 2023 - Foto: Reprodução/TV Globo

O jogo entre Botafogo e Palmeiras, válido pela reta final do Campeonato Brasileiro de 2023, voltou a ganhar espaço na mídia. Desta vez, o dono da SAF do Glorioso, John Textor, usou a rede social para reclamar do lance e outra vez acusar de manipulação a favor do Alviverde. O jogo que terminou 4 a 3 para os paulistas.

O lance usado pelo dirigente foi a expulsão do zagueiro Adryelson. Na ocasião, ele cometeu falta em Breno Lopes. Assim que o árbitro Bráulio da Silva Machado viu o lance no monitor, optou pela expulsão do atleta do Bota. Sendo assim, o time jogou com 10 atletas até o fim da partida.

Visão do ex-árbitro

Nesta quinta-feira (6), Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem da ESPN, explicou o lance e informou que a decisão tomada foi correta.

“Uma expulsão por motivos táticos. Uma situação clara e manifesta de gol. A questão de defensores não é cogitada, não é contestada a presença de um outro defensor possível de tirar essa bola do atacante do Palmeiras. A questão da distância também em momento algum é cogitado. O que se fala é a respeito do domínio e direção. Direção é importante colocar, não é a direção do jogador, mas sim da jogada. Quando existe a disputa entre os dois atletas, a bola é jogada em direção à meta”, iniciou o ex-árbitro.

Atualmente, Leonardo Gaciba é comentarista dos canais ESPN – Foto: Reprodução TV Globo

“Para mim é muito claro que depois que o jogador do Palmeiras toca a bola, ela vai em direção à meta. E a partir daí é realizada a falta. E a questão do domínio, essa posse, é posse ou futura posse, domínio ou futuro domínio. Se não fosse derrubado, o jogador teria domínio dessa bola? Me parece que ele já tinha vencido a disputa no momento em que é derrubado, a corrida dele passa a ser uma corrida frontal ao gol, onde ele é derrubado, ele teria condições de pegar essa bola e partir para o gol”, concluiu Leonardo Gaciba.

Vale citar, que no momento da expulsão, o Botafogo vencia por 3 a 1. Logo depois, Tiquinho Soares teve um pênalti para cobrar e desperdiçou. O Palmeiras conseguiu reagir com Endrick, Flaco López e Murilo para vencer o duelo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários