A evolução do Vasco no Campeonato Brasileiro passa por todos os setores, mas termina mesmo na alta eficiência do artilheiro Pablo Vegetti. Contratado com a missão de colocar a bola na rede, o que faltou ao time no primeiro turno, o camisa 99 já é o líder na média de participações em gols da competição. Afinal, marcou quatro vezes e deu duas assistências em apenas seis jogos.

No clássico contra o Fluminense, o primeiro do argentino no futebol brasileiro, guardou o seu de cabeça e subiu no terceiro andar para deixar Gabriel Pec livre para fechar o placar em 4 a 2. A bola aérea, aliás, é a principal especialidade de Vegetti. No total, ele soma 11 finalizações dessa forma e ganha mais de 70% das disputas. O gol de Serginho sobre o Atlético, por exemplo, sai após um rebote do goleiro em cabeçada sua.

Além do Pirata, destacam-se no quesito nomes como Tiquinho Soares, Hulk, Vitor Roque e Suarez. Claro, estes atacantes disputaram mais partidas do que o vascaíno, por isso sustentam números absolutos maiores no Brasileirão. Mas o único próximo a Vegetti em média é a fera do Botafogo (com 0.88 participações em gols/jogo), que, não à toa, é o artilheiro isolado da competição.

Confira a lista dos mais eficientes:

Tiquinho Soares (Botafogo): 17 participações em gols em 19 jogos = média 0.88
Vitor Roque (Athletico-PR): 14 participações em gols em 21 jogos = média 0.66
Luis Suarez (Grêmio): 12 partipações em gols em 19 jogos = média 0.62
Hulk (Atlético): 12 partipações em gols em 20 jogos = média 0.60
Arrascaeta (Flamengo): 10 participações em gols em 15 jogos =  média 0.66
Raphael Veiga (Palmeiras): 10 participações em gols em 17 jogos = média 0.58
Alef Manga (Coritiba): 7 participações em gols em 10 jogos = média 0.70

Vegetti comemora seu gol sobre o Flu com beijinhos para a galera – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Os únicos que não são atacantes, por sinal, são Arrascaeta, do Flamengo, e Raphael Veiga, do Palmeiras. Ambos talvez sejam os dois principais meias de criação em atividade no futebol brasileiro e comprovam através dessa estatística.

Pablo Vegetti volta a campo para enfrentar o Coritiba, nesta quinta-feira, às 19h, em São Januário. É o palco, inclusive, de seu primeiro gol pelo Vasco. Desta vez, porém, terá o apoio maciço da torcida, que esgotou os ingressos e voltará a frequentar o estádio após três meses de interdição.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários