O Santos enfrentou o The Strongest nesta terça-feira, na altitude de La Paz, na Bolívia, pela quinta rodada do Grupo C da Libertadores e foi derrotado por 2 a 1. Sem a presença do técnico Fernando Diniz, que cumpriu suspensão após o cartão vermelho contra o Boca Juniors na última rodada, o Peixe teve dificuldades se superar a altitude e demorou para encontrar o seu melhor futebol, mesmo com a expulsão de Gonzalo Castillo logo aos 25 minutos do primeiro tempo, quando os donos da casa já venciam por 2 a 0. O Santos evoluiu ao longo da partida, conseguiu diminuir o placar com lindo gol de Felipe Jonatan, que marcou no seu segundo consecutivo nesta Libertadores, mas não conseguiu evitar a derrota na Bolívia.

Com o resultado, o Peixe seguiu na vice-liderança do Grupo C, com os mesmos seis pontos de Boca Juniors e o próprio The Strongest. Contudo, o time argentino recebe o Barcelona do Equador, na Bombonera, e pode ultrapassar o Peixe na tabela de classificação e complicar ainda mais a vida dos brasileiros na principal competição do continente. Para garantir a classificação para a fase mata-mata, o Santos terá de torcer por um tropeço do Boca Juniors diante do líder da chave, além de superar o Barcelona na próxima quarta-feira (26), às 21h, na Vila Belmiro.

The Strongest x Santos - Divulgação/CONMEBOL Libertadores
Jogadores do The Strongest comemoram o segundo gol da vitória por 2 a 1 sobre o Santos pela quinta rodada do Grupo C da Libertadores – Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores

 

 

O jogo

O Santos buscou se adaptar a altitude de La Paz, mas não conseguiu se impor na partida e foi facilmente superado pelos donos da casa. Em um erro na saída de bola do Peixe, Jair Reinoso abriu o placar logo aos 16 minutos. Depois do gol sofrido, o Peixe tentou sair mais para o jogo, criou algumas oportunidades, mas era o The Strongest quem mais assustava e o goleiro João Paulo evitou o segundo gol do time boliviano em uma grande defesa pouco antes de Wille anotar o segundo em mais uma jogada de desatenção da defesa santista, aos 23 minutos da primeira etapa. Mesmo com a desvantagem de dois gols, o Santos teve um alento. Gonzalo Castillo deu uma cotovelada no rosto de Kaio Jorge, recebeu o segundo amarelo e foi expulso aos 25 minutos. Com a vantagem numérica, o Santos cresceu na partida, teve mais posse de bola e já nos minutos finais, Kaio Jorge quase balançou a rede após uma cobrança de escanteio, na melhor oportunidade da primeira etapa. Os últimos 10 minutos foram de domínio santista e poderiam ter aproveitado as chances para diminuir o marcador. Porém, o resultado de 2 a 0 prevaleceu até o intervalo.

Na volta do vestiário, o Santos fez algumas alterações e tentou manter a pressão ofensiva, mas só conseguiu balançar a rede aos 19 minutos, com lindo gol de Felipe Jonatan de fora da área, um dos mais bonitos da Libertadores. Copete entrou bem na partida e ajudou o Peixe a criar algumas oportunidades de perigo. O Santos pecou nas finalizações e viu o The Strongest chegar muito próximo de ampliar a vantagem nos minutos finais da partida e garantir de vez o triunfo em casa. Contudo, mesmo com um final repleto e emoções para os dois times, o resultado de 2 a 1 prevaleceu até o apito final.

The Strongest x Santos - Divulgação/CONMEBOL Libertadores3
Meio-campista do Santos, Gabriel Pirani (D), durante a derrota do Santos por 2 a 1 para o The Strongest – Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores3

 

 

THE STRONGEST X SANTOS – 5ª rodada da fase de Grupos da Libertadores (Grupo C)

Data e horário: 18/5/2021; 19h15 (de Brasília)

Local: Hernando Siles, La Paz (BOL)

The Strongest: D. Vaca; Torres, Castillo, Martinelli, Mateos e José Sagredo (Marvin, aos 50′ do 2ºT); Gomez, Ramiro Vaca e Blackburn (Jesús Sagredo, aos 31′ do 2ºT); Reinoso e Willie (Arrascaita, aos 21′ do 2ºT).  Treinador: Alberto Illanes.

Santos: João Paulo; Pará (Madson, aos 30′ do 2ºT), Kaiky (Copete, no intervalo), Luan Peres e Felipe Jonatan;  Alison, Jean Mota (Ivanei, aos 35′ do 2ºT)e Gabriel Pirani (Marcos Leonardo, no intervalo); Kaio Jorge, Lucas Braga e Ângelo (Allanzinho, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Fernando Diniz.

Gols: Jair Reinoso, aos 16′ do 1ºT (1-0), Wille, aos 24′ do 1ºT (2-0) e Felipe Jonatan, aos 19′ do 2ºT (2-1)

Árbitro: Diego Mirko Haro Sueldo (PER)

Cartões amarelos: Jean Mota e Kaio Jorge (SAN); Valverde (TSR)

Cartões vermelhos: Gonzalo Castillo (TSR)

Comentários