Após quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem um líder de estatísticas em seu elenco. Mas não é Pedro Raul, nem Léo e tampouco Andrey Santos. Trata-se de Léo Jardim, que teve mais uma grande atuação no último sábado e se consolida como um dos destaques da equipe em 2023.
O fato não deixa de ser curioso para o torcedor cruz-maltino. Afinal, o camisa 1 foi criticado em alguns jogos durante o Carioca. Hoje, no entanto, Jardim é o goleiro com mais defesas na competição, de acordo com o site especializado ‘Sofascore’. Já são 27, contra 25 de Lucas Perri, do Botafogo, o segundo colocado. Oito delas foram consideradas difíceis, sendo quatro contra o Fluminense.
Apesar de ter sofrido gols em todas as partidas, a defesa do Vasco não faz um papel ruim. Pelo contrário, na vitória contra o Atlético, no Mineirão, e no empate em 1 a 1 com o Tricolor, no Maracanã, o desempenho de Robson e Léo foi de alto nível, evitando que, mesmo sob pressão, o Cruz-Maltino saísse derrotado. Ambos receberam nota média acima de 7.0 na galeria de atuações do Jogada10, por exemplo. E claro, as bolas que furaram a marcação, Léo Jardim pegou.
🔎 Léo Jardim (28 anos) é o goleiro com a maior Nota Sofascore do @Brasileirao 2023! 💪💪
⚔️ 4 jogos
🚫 5 gols sofridos
👐 27 defesas (6.7 /j!)
🙌 8 defesas difíceis (2.0 /j!)
📊 84% bolas defendidas (!)
🔑 1 passe decisivo
💯 Nota Sofascore 7.88 (a 2ª maior do torneio!) pic.twitter.com/ErrsZSnJJM— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 8, 2023
“A gente segue crescendo, buscando o desenvolvimento. O Léo (Jardim) vem melhorando o entrosamento com os companheiros, acertando as dinâmicas (da defesa). A equipe conseguiu se comunicar muito mais dentro de campo, foi um pedido para que (os jogadores) conversassem, se orientassem e se ajudassem. Estamos no processo de desenvolvimento. Volto a repetir: vamos fazer uma grande temporada”, disse o técnico Maurício Barbieri.
Léo Jardim mostra humildade
A boa fase não ilude Léo Jardim. Sempre bastante centrado, o goleiro nunca respondeu as críticas e, também, parece não tirar os pés do chão neste momento. Além disso, usa um discurso alinhado com Barbieri, sobre o “processo” de um time ainda em formação.
“Fico feliz pela minha atuação, mas trabalho muito na semana justamente para poder ajudar a equipe nas partidas. Apesar das dificuldades que temos tido, acredito que a gente vem no crescimento, a equipe está em processo de construção e às vezes as coisas não vão acontecer no tempo que o torcedor espera, mas temos nos dedicado muito, as semanas têm sido boas. É um processo que precisa de tempo, mas temos trabalhado para conseguir os melhores resultados”, aposta o goleiro, de 28 anos.
O camisa 1 tem a sombra de Ivan, emprestado pelo Corinthians. Mas, desde que chegou, tomou conta da posição. Jardim era uma das primeiras opções da SAF e, após mais de um mês de negociação, foi comprado junto ao Lille-FRA por cerca de R$ 12 mihões. O contrato vai até 2025.
Comentários