Faltam quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Pela frente, um confronto direto que é considerado pelo Vasco como uma verdadeira decisão na briga pela permanência na Série A. Diante da importância do jogo contra o Fortaleza, o clube estabeleceu uma logística especial para a partida desta quarta-feira (10) na Arena Castelão, e que terá continuidade para o compromisso seguinte, diante do Internacional, líder da competição, no domingo, às 18h15, em São Januário.

Uma das medidas adotadas foi não dar folga ao elenco na sexta-feira, um dia após o clássico contra o Flamengo, e antecipar em um dia a viagem para a capital cearense. O embarque ocorreu na segunda-feira (8) após um treinamento pela manhã no CT do Almirante. Nesta terça, está prevista uma atividade com bola no CT do Ceará.

“A programação está feita, temos jogo decisivo contra o Fortaleza. Infelizmente não dá para dar folga. Vamos fazer algumas atividades nos próximos dias. A viagem foi antecipada para segunda-feira a fim de ganharmos mais tempo de preparação”, disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Após o treino no CT do Almirante, jogadores e comissão técnica seguiram viagem para a capital cearense  – Rafael Ribeiro / Vasco

A ação em comum acordo entre departamento de futebol e comissão técnica tem por objetivo evitar o desgaste dos jogadores, possibilitando um sono reparador e uma alimentação mais balanceada, assim como conseguir uma maior mobilização do grupo.

Em meio à pressão que só aumenta nas últimas rodadas, a preocupação com o lado psicológico dos atletas é real. Luxa, inclusive, admitiu que a derrota de 2 a 0 para o arquirrival já foi sanada pelo elenco, que tem recebido acompanhamento frequente da psicóloga Maíra Ruas, profissional do clube há anos.

“A Maíra trabalha todos os dias com os jogadores, conversando com eles, abordando os temas mais complexos e tentando neutralizar a parte externa. Se você for na rede social, é porradaria para tudo quanto é lado. Se você ficar com isso na mente, não consegue jogar. Ontem (quinta) mesmo já abordamos que o jogo ficou para trás”, destacou o treinador à Vasco TV, na última sexta-feira.

Pela segunda vez seguida, a delegação não retornará ao Rio de Janeiro imediatamente após os jogos. Depois do compromisso diante do Palmeiras na terça-feira (26 de janeiro), o grupo viajou para Atibaia, no interior paulista, e voltou para casa somente na véspera da partida contra o Bahia, no domingo (31). A ideia desta vez é que os jogadores durmam em Fortaleza, façam a recuperação no hotel e retornem na quinta-feira (11). No dia seguinte, entram em regime de concentração visando ao desafio contra o Colorado.

Logística da viagem a Fortaleza deixou Luxa pistola em 2019

Luxemburgo não guarda boas lembranças da logística da viagem a Fortaleza, em 2019, ano de sua primeira passagem pelo clube como treinador. Na ocasião, o técnico usou frases fortes para avaliar a condição física dos jogadores no empate por 1 a 1 com o Ceará: “É uma discussão interna, mas ficou claro que o meu time arriou. Quero saber o por quê. Não tem motivo para arriar”.

A delegação desembarcou no Rio de Janeiro numa segunda-feira, um dia após vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, em Porto Alegre. Ganhou folga na terça e se reapresentou para um regenerativo na quarta. A programação consistia em treino na quinta pela manhã seguido de viagem para a capital cearense. Os jogadores, contudo, se apresentaram na concentração entre 10h e 11h, almoçaram e foram para Fortaleza apenas à tarde. No Aeroporto Internacional Tom Jobim ainda tiveram que passar por torcedores do Flamengo de outros estados que assistiram à semifinal da Copa Libertadores contra o Grêmio, no dia anterior. Em solo cearense, após pouco mais de três horas de voo, se deslocaram para um treino noturno no CT do Fortaleza, considerado longe do hotel onde ficaram hospedados. Resultado: os jogadores chegaram tarde para o repouso. A comissão técnica avaliou como cansativa e prejudicial a quantidade de traslados naquele dia. Na sexta, o treino ocorreu apenas na parte da tarde, e o jogo foi disputado no sábado, às 17h.

Além de Fortaleza e Internacional, o Vasco tem mais dois compromissos até o fim do Brasileirão. Encara o Corinthians, em São Paulo, no dia 21, e fecha sua participação diante do Goiás, no dia 25, em São Januário.

Comentários