Seleção Brasileira

Lucas Paquetá, em alta vertiginosa, pede passagem na Seleção Brasileira

Um jogador segue em alta vertiginosa na Seleção Brasileira: Lucas Paquetá. O ex-Flamengo que não vingou no Milan e está brilhando na França desde que chegou ao Lyon, em novembro de 2020, caminha para ser titular inquestionável de Tite. O exemplo maior pode ser mostrado com a declaração de Neymar ao fim da partida em que o Brasil venceu o Peru por 1 a 0, nesta segunda-feira, no Nilton Santos, que valeu vaga para a final da Copa América. Gol de Paquetá.

Paquetá vem se destacando como um dos jogadores mais eficazes do Brasil nesta Copa América – Lucas Figueiredo/CBF

“Paquetá é um grande jogador. Vem crescendo a cada partida pela seleção. Ele fez grande temporada em seu clube. Sim, Paquetá pode ser um jogador muito importante para nossa Seleção. E fiquei contente com a participação dele durante a partida com o Peru, o gol que ele fez. Jogou muito e está de parabéns”, disse Neymar, para completar:

‘É sempre bom estar encontrando um grande jogador na Seleção”.

A declaração de Ney tem um ar de alívio. Acostumado a chamar o jogo para si, sem ter com quem trocar figurinhas na criação, quase sendo o arco e a flecha da Seleção, Neymar vem tendo um ótimo entrosamento com Paquetá. E o jogador vem aproveitando. Nos oito jogos que o Brasil fez neste ciclo de 2021, sendo três nas Eliminatórias e cinco pela Copa América, o ex-Flamengo foi titular em quatro e entrou no segundo tempo em três, sempre mudando para melhor o jogo coletivo do Brasil.

E fez três gols fundamentais. Contra o Paraguai, pelas Eliminatórias, marcou o segundo gol do 2 a 0, acabando com um jejum de 36 anos sem triunfo Canarinho contra os rivais em Assunção. Na Copa América, foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Chile, nas quartas. E marcou o tento no 1 a 0 contra o Peru. Há de se ressaltar que Paquetá joga numa função mais recuada no quadrado ofensivo. E algumas vezes como segundo volante.

“Eu tenho facilidade para jogar um pouco mais à frente ou mais atrás. Fiz estas funções nos clubes em que joguei. E o Tite conhece bem as minhas caraterísticas”, diz Paquetá , ciente de que o treinador tem como mantra escalar o jogador na posição preferida do atleta.

A Copa América ratifica a volta por cima de Paquetá. Garoto-sensação do Flamengo e o grande nome do time em 2018, venceu quase todos os prêmios como melhor apoiador do Brasileiro naquele ano. Não por acaso, o Milan o contratou por 35 milhões de euros. Na Itália, Paquetá viveu momentos de muita irregularidade. Embora seguisse convocado por Tite, não conseguiu se consolidar no Rubro-Negro italiano, que aceitou absorver um prejuízo e vendê-lo por 20 milhões de euros, quase a metade do valor de compra ao Flamengo. Na França, jogando em seu posicionamento ideal, Paquetá explodiu. Precisou de dois meses para ser considerado o melhor meia da Liga e hoje tem status de ídolo do clube.

Na Seleção, suas atuações o colocam como favorito a uma vaga que já foi de Philippe Coutinho e que vinha sendo “namorada” por Everton Ribeiro. Mas o meia, que nasceu na Ilha de Paquetá, no Rio, vem tomando de assalto a posição.

“Queria elogiar todo o time do Brasil pela vitória sobre o Peru, mas fica meu reconhecimento ao Paquetá”, disse Tite após o jogo que valeu a vaga do Brasil à final de mais uma Copa América.

Paquetá saiu com um corte na perna esquerda. De acordo com Rodrigo Lasmar, o atleta está bem e em fase de recuperação. Não deve ser problema para a final contra o vencedor de Argentina x Colômbia, que jogam na noite desta terça-feira (6/7). Tite, a torcida e os jogadores (principalmente Neymar) agradecem.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Pedro Lourenço afirma: ‘A ideia é o Mineirão ser do Cruzeiro’

O dono da SAF do Cruzeiro há dois meses, Pedro Lourenço, afirmou nesta terça-feira (2)…

2 de julho de 2024

Corinthians entra em contato com dois técnicos; veja os nomes

Nesta terça-feira (2), o Corinthians demitiu António Oliveira. O treinador não obteve o desempenho esperado…

2 de julho de 2024

Atlético busca encerrar sequência incômoda em sua arena contra o Flamengo

O Atlético está próximo de completar um ano da inauguração da Arena MRV. Assim, nesta…

2 de julho de 2024

Torcedores invadem sede do Fluminense em Laranjeiras

O Fluminense se encontra em situação delicada no Campeonato Brasileiro. Diante dessa situação, um grupo…

2 de julho de 2024

Brasil escalado para enfrentar a Colômbia. Confira!

A Seleção Brasileira está definida para enfrentar a Colômbia nesta terça-feira (2), às 22h, pela…

2 de julho de 2024

Brasileiro Christian Fiel acerta com novo clube no Azerbaijão

Natural de Belém do Pará, o meia Christian Fiel acertou sua transferência para o Turan…

2 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!