As sete vitórias consecutivas do Botafogo passam pelos mãos de Lucas Perri. Afinal, o goleiro acumula mais defesas no currículo do que todos os outros colegas de posição na Série A. O ótimo momento e seu estilo já lhe garantiu até apelidos, como “Neuer” e “Ursão”. O próximo desafio, nesta quinta-feira, às 21h, no Nilton Santos, é parar a LDU e ajudar a equipe a assumir a liderança do Grupo A da Sul-Americana.

Aos 25 anos, Perri foi um dos destaques contra o Flamengo. Se não fosse pelo brilho de seu goleiro, o Glorioso provavelmente não teria conseguido manter o placar favorável, ainda mais com um jogador a menos no segundo tempo. No total, foram 11 defesas, nove delas de dentro da área. Assim, os artilheiros rubro-negros Pedro e Gabigol passaram em branco.

Com essa partida, aliás, Perri disparou na lista de goleiros com mais defesas no Brasileirão, com 22. Para se ter uma ideia, o segundo é Rafael Cabral, do Cruzeiro, com 17 (veja o top-5 abaixo). E ele ainda fez sua estreia na ‘Seleção do Torcedor’ do perfil oficial da competição.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Brasileirão Assaí (@brasileirao)

Perri já é o melhor goleiro do Brasil?

No vestiário do Maracanã, o elenco alvinegro puxou o coro de “melhor goleiro do Brasil!” para o companheiro. A exemplo do que faz, há algumas partidas, a própria torcida alvinegra nas arquibancadas.

“Fico feliz por poder ajudar o Botafogo. Nosso time está em uma crescente legal, tem grandes coisas para conquistar (…). Vencer clássico é muito bom, da mesma forma que vencemos o Fluminense (pelo Carioca), é uma comemoração especial. Mas estamos tranquilos, temos muitos objetivos para focar no ano”, ressaltou Perri, citando mais uma sequência desgastante de jogos em maio.

No Campeonato Carioca, o goleiro também foi o líder no quesito entre os quatro principais rivais. Até certo ponto, o Botafogo mantinha o status de melhor defesa do torneio. Isso ajuda, claro, os números e a perfomance dos zagueiros, que também saem bem na fita.

“O Perri passa uma confiança muito grande para o nosso grupo. Temos que parabenizá-lo pela temporada que vem fazendo e que ele possa continuar nos ajudando bastante. É um goleiraço, um dos melhores do Brasil no momento. Que continue focado e nessa pegada, porque vai ajudar bastante nosso grupo”, afirmou Adryelson.

Top-5 de goleiros com mais defesas no BR-23:

Lucas Perri (Botafogo) – 22 defesas (15 dentro da área)
Rafael Cabral (Cruzeiro) – 17 defesas (10 dentro da área)
Fábio (Fluminense) – 16 defesas (9 dentro da área)
João Paulo (Santos) – 15 defesas (9 dentro da área)
Gabriel Vasconcellos – 15 defesas (10 dentro da área)

Perri parou os atacantes do Flamengo no último domingo – Vítor Silva / Botafogo

Destaque precoce e plano de carreira

A posição de goleiro é tida como a mais ingrata do futebol. Não apenas pelas críticas e erros geralmente decisivos, mas por não abrir muito espaço para os jovens. Com frequência, o atleta precisa aguardar um longo tempo na reserva para ter uma sequência. Com Lucas Perri, esse cenário tem sido diferente. Afinal, além da qualidade técnica, a maturidade adquirida pelas passagens na Seleção sub-20 e no Náutico, em 2022, foi o suficiente para dominar a meta alvinegra. Ele ainda teve uma experiência de seis meses no Crystal Palace-ING, em 2019.

Ídolo do Botafogo, Gatito Fernández, permanece machucado, mas é impossível imaginar uma barração do camisa 12 em um futuro próximo. A SAF do clube, em paralelo, se movimenta para oferecer um plano de carreira ainda mais seguro para seu goleiro. Atualmente, Perri tem contrato até o fim de 2025, mas bases salariais foram definidas quando ainda era uma aposta para fazer sombra a Gatito.

Tanto que Perri fez somente quatro partidas no Brasileirão do ano passado. Nesta temporada, já são 21. Dessa forma, a diretoria quer se precaver do interesse do exterior, para não correr o risco de perder o jogador, cuja multa rescisória é baixa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

A maior referência de Perri

Apesar de já ter elogiado os goleiros brasileiros, Lucas Perri não hesita em afirmar que sua maior referência na posição é Manuel Neuer. Não por acaso, o lendário camisa 1 do Bayer de Munique e da seleção alemã tem semelhanças físicas com o brasileiro.

“Desde que cheguei nas categorias de base e comecei a estudar mais os goleiros, sempre busquei muita informação sobre o Manuel Neuer. Na minha opinião, ele revolucionou a posição e é um dos grandes da história”, disse o goleiro alvinegro, recentemente, ao ‘Lance’.

Neuer, aliás, é conhecido por ser muito bom com a bola nos pés e atuar como líbero. Além disso, aproveita sua estatura para se destacar no chamado “um contra um”, quando o adversário surge em sua frente para fazer o gol. Sobretudo contra o Flamengo, Perri lembrou muito o estilo do campeão do mundo em 2014, ao abafar finalizações de Gabigol e Pedro.

“A gente brinca, chama ele de ‘ursão’ porque ele é muito grande. Quando (um jogador) sai frente a frente com ele, ele cresce, fecha os espaços. Ficamos felizes pelo momento dele, vem nos ajudando demais”, disse o volante Tchê Tchê.

 Confira alguns números de Perri:

Altura: 1.97m
Idade: 25 anos
Local de nascimento: Campinas, SP
Contrato: até o fim de 2025
Valor de mercado*: R$ 10.500 milhões (foi comprado, há nove meses, por R$ 1.3 milhão)
Jogos pelo Botafogo: 25
Clubes na carreira: São Paulo (2018-2022), Crystal Palace-ING (2019-empréstimo), Náutico (2022-empréstimo), Botafogo (2022-2023).

*Valor estipulado pelo site especializado ‘Transfermarkt’

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários