A sequência de invencibilidade do Botafogo no Campeonato Brasileiro foi interrompida na noite deste sábado (3), quando o Alvinegro Carioca acabou sendo derrotado por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na Arena da Baixada. O resultado não mudou a colocação do Botafogo na tabela e a equipe segue na liderança. Contudo, aqueles preciosos pontos que separavam o Alvinegro do segundo colocado, agora, são só três e um novo tropeço pode mudar a realidade da equipe, que vinha embalada nesta temporada.

Victor Sá foi um dos jogadores que entraram em campo para buscar a virada contra o Athletico-PR. Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Vale lembrar que o Botafogo também foi eliminado pelo próprio Athletico-PR nas oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos. Por isso, muitos torcedores esperavam pela revanche, que não veio desta vez.

Mudança de esquema do Botafogo durante o jogo

Em entrevista coletiva, o técnico Luís Castro explicou as modificações realizadas na partida deste sábado, quando promoveu as entradas de Lucas Piazon, Janderson e Victor Sá. Com as alterações, o treinador alvinegro pretendia mudar o cenário do jogo a favor do Botafogo, mas o objetivo não foi atingido.

“Estávamos jogando no 4-3-3, alteramos para 4-4-2, fizemos com que Janderson aproveitasse as costas do lateral e criamos linha de quatro com Piazon e Victor Sá por fora. Piazon na intenção da bola parada, pois ficamos sem nossos homens da bola parada, como Marçal e Eduardo, Lucas Fernandes tinha saído. Também por ser um médio que não fosse tão ao fundo, para atrair marcação para Janderson e Tiquinho aproveitarem nas costas dos laterais, com Victor Sá por fora fazendo movimentos para dentro”, comentou Luís Castro sobre as mudanças.

O português também explicou que o jogo se tornou um tanto truncado. Ainda assim, o Botafogo criou mais jogadas e colocou pressão no rival em alguns momentos.

“Conseguimos nesse período chegar mais vezes à baliza do Athletico, conseguimos criar, mesmo nos expondo mais um pouco. Foi uma partida muito apertada, muito intensa, com equipes que queriam muito ganhar. O jogo nos fugiu da mão, tentamos virar nos últimos momentos Seguimos em frente, com tudo que queremos de cada jogo e nos preparando para o próximo jogo”, explicou o treinador.

Luís Castro busca reanimar jogadores para sequência do ano após eliminação na Copa do Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Castro acredita em ótimo Brasileirão de Furacão e Botafogo

O treinador ainda avaliou as diferenças dos encontros do Botafogo com o Atlhetico-PR na temporada. Com toda a gentileza, Luís Castro reconheceu que os rivais foram melhores e avaliou que tanto o Furacão quanto o Botafogo prometem uma grande temporada em 2023.

“Foram três jogos (contra o Athletico), todos eles diferentes. Fazendo um balanço superficial, é compreender que houve um jogo que eles ganharam, outro em que ganhamos bem, hoje um jogo bem apertado. São duas boas equipes, sempre se percebeu grande respeito pela outra. Muito competitivas, se entregam, são determinada. Certamente vão fazer um bom campeonato”, completou Luís Castro.

O próximo compromisso do Botafogo é nesta terça-feira (6), às 23h (horário de Brasília), contra a LDU, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Atualmente, o Glorioso é o líder do grupo, porém seu próximo rival ocupa a vice-liderança, com os mesmos 8 pontos. Por isso, uma vitória é de extrema importância para o Alvinegro respirar um pouco mais aliviado após os resultados negativos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários