Chegou a hora da estreia da versão SAF do Botafogo em uma competição internacional. A bola rola às 21h desta quinta-feira (6) para o duelo entre Magallanes-CHI e o time alvinegro, em Rancagua, no Chile. A partida é válida pela primeira rodada da Copa Sul-Americana. Será, portanto, o primeiro teste longe do Brasil após a mudança no comando do futebol do clube, iniciada há 13 meses.

A última vez que o Botafogo disputou um torneio profissional no exterior foi em 2019. Na ocasião, acabou eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final. Antes, porém, o time então comandado por Eduardo Barroca superou Defensa y Justicia-ARG e Sol de América-PAR.

Time do Botafogo estreia fora de casa na Copa Sul-Americana 2023 – Vitor Silva/Botafogo

Desta vez, a expectativa é grande, ainda que os resultados do primeiro semestre não tenham sido positivos. O Glorioso, inclusive, chega para o confronto no Chile sem ter se classificado sequer para as semifinais do Campeonato Carioca. Por outro lado, permanece vivo na Copa do Brasil após deixar para trás Sergipe e Brasiliense nas duas primeiras fases.

Leia também: Botafogo contará com torcida nativa no Chile

Como está o Magallanes

A equipe chilena não vive bom momento. Isso porque ocupa apenas a 14ª posição no campeonato local, com duas vitórias em nove jogos. Na última rodada, disputada no fim de semana, o Magallanes perdeu para o Palestino por 3 a 2, fora de casa.

Mesmo assim, a década dos chilenos, até aqui, é motivo de celebração. Um dos clubes mais antigos do país, o Magallanes foi campeão nacional em 1933, 1934, 1935 e 1938. No entanto, posteriormente, passou 38 anos na Série B. Já em 2022, de volta à elite, conquistou a Copa do Chile, que o credenciou a disputar a fase de Pré-Libertadores.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

No primeiro confronto, derrotou o Always Ready, da Bolívia. Na sequência, foi eliminado pelo Independiente de Medellín-COL. Por esta participação, ganhou a vaga na Copa Sul-Americana.

Dois destaques do time são o goleiro Gastón Rodriguez, emprestado pelo Racing-ARG, o zagueiro Cristian Vilches, com passagem pela seleção chilena e pelo Athletico-PR, e o atacante Yormán Zapata, que marcou 17 gols nas últimas duas temporadas.

Como está o Botafogo

Já o Alvinegro vai atrás de sua segunda taça sul-americana. Em 1993, a equipe orientada por Carlos Alberto Torres surpreendeu rivais considerados mais fortes e levou a Copa Conmebol. Agora, quem tem a missão de conduzir o Botafogo é o português Luís Castro.

O técnico não conta, para esta quinta-feira, com o volante Patrick de Paula, que sofreu grave lesão no joelho em março e não entra mais em campo nesta temporada. Em contrapartida, Victor Sá viajou com a delegação e, portanto, está recuperação de dores musculares.

No mais, apenas os reforços não poderão estrear. Afinal, o atacante Júnior Santos e o meia paraguaio Matias Segovia não foram inscritos a tempo da primeira rodada. Outra contratação, o meia-atacante Diego Hernández só chega em maio após o fim do Campeonato Uruguaio. Ele é um dos princiáis jogadores do Montevideo Wanderes, que não o liberou.

Pela outra partida do grupo A, a LDU derrotou o César Vallejo por 2 a 1, com direito a gol nos acréscimos. E ocupa, portanto, a liderança.

O jogo entre Magallanes e Botafogo será exibida ao vivo no canal de streaming Paramount+.

MAGALLANES-CHI X BOTAFOGO
1ª rodada da Copa Sul-Americana 2023
Data: 06/04/2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio El Teniente, em Rancagua, Chile
MAGALLANES: Gastón Rodriguez; Fernando Piñero, Christian Vilches, Nicolás Crovetto e Iván Vásquez; Carlos Villanueva, Tomás Aránguiz e Thomas Jones; Simón Contreras, Felipe Flores e Yorman Zapata. Técnico: Nicolás Núñez
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Víctor Cuesta, Adryelson e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Marlon Freitas) e Eduardo; Luis Henrique, Tiquinho Soares e Carlos Alberto.
Árbitro: Cristian Ferreyra (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Andres Cunha (URU)
Onde assistir: Paramount+

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários