Vários fatores têm sido essenciais para a ótima fase do Botafogo. Entre os destaques, está a participação ofensiva de Tchê Tchê nos últimos jogos. O volante passou a ter mais liberdade no meio de campo e já soma duas participações diretas em gols, em três rodadas no Campeonato Brasileiro. Por isso, fez questão de lembrar que essa é a sua posição preferida.

Afinal, foi assim que Tchê Tchê teve brilho com as camisas de Palmeiras, São Paulo e Atlético. Aliás, aos 30 anos, o jogador também vem mostrando muita maturidade, dentro e fora de campo e vive um dos melhores momentos da carreira.

“Essa é a minha real função. É o jeito que eu me sinto mais à vontade em atuar. Claro que como atleta eu quero sempre estar jogando. Ano passado, o Mister solicitou praticamente o campeonato todo de atuar como primeiro volante. Eles me ajudaram bastante, eu evoluí muito porque tinha dificuldade principalmente no quesito de marcação. Esse ano eu avancei (de posição) principalmente com o crescimento do Danilo (Barbosa)”, explicou Tchê Tchê, em entrevista ao programa ‘Boleiragem’, do SporTV.

Tchê Tchê carrega a bola contra o Flamengo, observado por Tiquinho – Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Dessa forma, Lucas Fernandes perdeu espaço na equipe titular de Luís Castro. Era ele que fazia esse trabalho de transição quando Tchê Tchê ficava mais preso. Contra o Bahia, o camisa 6 tabelou com Tiquinho e marcou o gol da vitória. E diante do Flamengo, não só Tchê Tchê fez grande jogada e retribuiu a assistência de Tiquinho, como Danilo Baborsa também foi efetivo ao anotar um gol de cabeça.

“Eu me sinto muito à vontade atuando assim, posso pisar mais na área, construir o jogo, conseguir infiltrações. Deixando claro, a gente sempre quer jogar, mas eu acho que o meu rendimento cresce dessa maneira”, esclareceu Tchê Tchê.

O técnico Luís Castro explicou, com detalhes, a decisão por apostar na nova dupla de volantes.

“Cada jogo tem suas particularidades. Para este jogo entendemos que o Tchê Tchê, em relação aos concorrentes, era jogador que nos trazia benefícios tanto no momento ofensivo quanto defensivo. É um jogador que para início tem grande zona de abrangência, depois quando Eduardo saiu ficou na linha da direita e é um jogador que percorre esses caminhos. E compensa o Danilo quando ele faz a pressão mais alta (…). São jogadores que se complementam muito bem naquilo que era a missão para hoje (domingo). Tenho grande confiança em todos jogadores da equipe, mas depende da missão que quero dar a cada um deles em cada um dos jogos que nos aparece pela frente.

O Botafogo, que é líder do Brasileirão, com 100% de aproveitamento, volta a campo nesta quinta-feira, contra a LDU, no Nilton Santos, pela Sul-Americana. Já pela competição nacional, o próximo compromisso será o duelo com o Atlético, domingo, novamente no Rio.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários