Quis o destino que líder e vice-líder duelassem na última rodada da Taça Guanabara. No fim, graças aos gols de Michael e Vitinho, o Flamengo venceu por 2 a 1 o Volta Redonda na noite deste sábado, no Maracanã, e faturou o troféu pela 23ª vez em sua história. O Rubro-Negro chegou aos 23 pontos contra 21 do adversário após 11 rodadas.

– Michael se ajoelha para comemorar o primeiro gol do Flamengo diante do Volta Redonda, no Maracanã – Marcelo Cortes / Flamengo

Acostumado a receber críticas da torcida por conta de fracas atuações e gols perdidos, Vitinho mostra que sabe ser decisivo quando o assunto é taça em disputa. Além do gol deste sábado diante do Volta Redonda, o atacante foi o autor do gol do título do Campeonato Carioca de 2020 na final contra o Fluminense vencida por 1 a 0 aos 49 minutos do segundo tempo.

Com mais um troféu para a coleção na Gávea, o Rubro-Negro amplia a hegemonia histórica contra os rivais cariocas. O Vasco tem 13 conquistas, seguido por Fluminense (10) e Botafogo (8).

Primeiro tempo

Mesmo entrando em campo com um time misto, de olho na partida de terça-feira, pela Libertadores, contra o Unión La Calera, do Chile, o Rubro-Negro teve mais volume e levou mais perigo. Como já era esperado, Gabriel se movimentou bastante fora da área enquanto Pedro ficou de referência. Com pouca posse de bola, o Volta Redonda fechou bem os espaços, mas teve dificuldades de infiltrar na defesa do Flamengo, que fez boa recomposição quando o adversário buscou os contra-ataques. O jogo foi todo articulado no campo de ataque rubro-negro, mas o Voltaço se fechou com competência pelo meio, obrigando os comandados de Ceni a jogarem pela esquerda, com Michael e Renê. De tanto tentar, saiu o gol. Aos 45, Gustavo Henrique, na intermediária, deu passe açucarado para Michael dominar na área e finalizar na saída de Andrey, que vacilou. A vantagem era justa para a única equipe que propôs jogo. Mesmo com uma atuação tímida, o Volta Redonda não sentiu o golpe e se lançou para cima. Antes do empate aos 49, João Pedro teve grande chance. O time do Sul Fluminense, porém, precisou de duas bolas na área para igualar o placar. No segundo escanteio seguido, Bruno Barra aproveitou sobra dentro da área e finalizou no abafa para deixar tudo igual no placar.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, nada de mudanças nos dois lados. O Volta Redonda retornou mais atento para o segundo tempo, buscando pressionar a saída de bola nos primeiros minutos. O panorama da etapa inicial, porém, se repetiu: o Flamengo no ataque, mas sem inspiração, e o Voltaço fechado. Foi aí que Vitinho tomou a iniciativa de buscar a bola no campo de defesa. Ele aproveitou que Pedro e Gabigol abriram pelos lados, puxando os zagueiros, para fazer jogada com Matheuzinho e receber de volta na entrada da área. O camisa 11 acertou belo chute para vencer o goleiro Andrey e colocar o seu time na frente: 2 a 1. Com a vantagem no placar, o técnico Rogério Ceni buscou dar mais consistência ao setor de criação rubro-negro, com as entradas de Arrascaeta, Diego e Bruno Henrique nos lugares de Vitinho, Gerson e Gabigol, aos 30 minutos. Pelo lado do Voltaço, Neto Colucci colocou o jovem Caio Vitor, deixando a equipe com três atacantes. Mas a mudança no esquema não surtiu efeito. O que se viu a partir daí foi um Flamengo que manteve a posse de bola e praticamente não correu mais riscos. Fim de jogo: Fla 2 a 1 e mais um título para a galeria de troféus do clube.

Lusa vence e ultrapassa o Voltaço

No outro jogo da noite, a Portuguesa venceu por 4 a 2 o Boavista no Luso-Brasileiro e ultrapassou o Volta Redonda na tabela de classificação, com os mesmos 21 pontos, números de vitórias (seis), porém com vantagem no saldo de gols: 12 a 5. Os gols da Lusa foram anotados por Romarinho, Jhulliam, Chay e Emerson Carioca.

Duelos da semifinal indefinidos 

Apesar do primeiro lugar garantido e da vantagem do empate na semifinal do Carioca contra o quarto colocado da Taça GB, os duelos só serão definidos após a partida do Fluminense diante do Madureira neste domingo, já que o Tricolor das Laranjeiras, em caso de triunfo, ainda pode assumir o segundo lugar. Desta forma, pode ocorrer um novo confronto entre Fla e Voltaço por uma vaga na final.

Neste domingo três jogos completam a última rodada da Taça GB: Fluminense x Madureira, Bangu x Nova Iguaçu e Botafogo x Macaé.

FLAMENGO 2 x 1 VOLTA REDONDA – 11ª RODADA DA TAÇA GUANABARA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado, 24/4/2021

FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Renê; Willian Arão, Gerson (Diego, aos 30′ do 2ºT), Vitinho (Arrascaeta, aos 30′ do 2ºT) e Michael (Everton Ribeiro, aos 40′ do 2ºT); Pedro (Rodrigo Muniz, aos 44′ do 2ºT) e Gabigol (Bruno Henrique, aos 31′ do 2ºT). Técnico: Rogério Ceni.

VOLTA REDONDA: Andrey, Oliveira, Heitor, Gabriel Pereira e Luiz Paulo; Bruno Barra (Guilherme Eulálio, aos 45′ do 2ºT), Emerson (Caio Vitor, aos 31′ do 2ºT), Hiroshi (Wallisson, aos 38′ do 2ºT) e Luciano Naninho (Marcos Bebê, aos 38′ do 2ºT); Alef Manga e João Carlos (Jô, aos 45′ do 2ºT). Técnico: Neto Colucci.

Gols: Michael, aos 45′ do 1ºT (1-0); Bruno Barra, aos 49′ do 1ºT (1-1); Vitinho, aos 17′ do 2ºT (2-1).

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Rosa de Oliveira Esposito

Cartões Amarelos: Bruno Viana, Renê e Arrascaeta (FLA), Oliveira e Luiz Paulo (VOL)

Cartões Vermelhos: –

Comentários