Roberto Assaf

Mais uma vez, faltou gol, mas sobrou público

Ninguém deseja jogar a Série B. Torcedor de clube gigante quer distância disso. Mas é fato que o campeonato da segunda divisão cresceu de tamanho e importância. Na tarde deste domingo (3), por exemplo, as opções estavam no Maracanã, e na Fonte Nova, com estádios lotados e times em busca de pontos que vão ajudá-los a subir.

O curioso é que a B ganhou destaque exatamente pelo fato de abrigar os grandes, que por razões distintas, notadamente péssimas administrações, acabaram por lá. Esse é o óbvio.

Mais de 60 mil no Maracanã, mais e 40 mil na Fonte Nova. Casa cheia na Série B – Daniel RAMALHO/CRVG

Logo, vale dizer que tal situação mostra que o futebol é inesgotável, pois a paixão pelos clubes, nos tempos atuais, é muito maior do que aquela se via em décadas passadas. Procurem saber e perceberão que o movimento em boa parte dos jogos nos anos 1990 era ridículo, inclusive entre os gigantes.

Havia, e isso não faz tanto tempo, a teoria de que a TV ao vivo matava a presença de torcedor em estádio. No entanto, não seria absurdo afirmar que as muitas transmissões é que foram as responsáveis por açambarcar novos públicos, como o feminino, o idoso, que não pode ou tem preguiça de sair de casa, e até de quem não ligava muita para a coisa, mas percebeu a importância, no sentido geral, de vestir uma camisa.

Os clubes representam segmentos e histórias diferentes, de bairros, de cidades, de estados, de comunidades nacionais e estrangeiras, e até, acredite, de interesses políticos e religiosos, e a vitória do time, ou do clube que atrai o torcedor, pode significar um triunfo momentâneo da própria vida.

Na realidade, ninguém comemora ou sofre mais ou menos, na A, B, C ou D. O futebol, que sempre foi motivo para alegrias e frustrações, é hoje bandeira para quase tudo que a sociedade deseja ver representada, e a presença do público, cada qual com a sua, digamos, ideologia, tem sido fundamental. Em todas as divisões.

Pena que as duas partidas, no Maracanã e na Fonte Nova, tenham terminado em 0 a 0. A ausência do gol, no futebol, é sempre trágica. Mas a falta do público, da sua energia, da sua notoriedade, cada qual com a sua visão, símbolo, grupo ou partido, essa sim, é grave. E isso está, por ora, bem distante. A propósito, viram a multidão no Couto Pereira? Rodada que vem tem mais.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Compartilhe
Publicado por
Carlos Alberto
Tags: colunas

Posts Recentes

Com muitos reservas, Milan perde para o Torino no Italiano

Em partida válida pela 37ª rodada do Italiano, a penúltima da competição, o Milan perdeu…

18 de maio de 2024

Flamengo comunica lesão do zagueiro Léo Pereira

Na tarde deste sábado (18), o Flamengo informou que o zagueiro Léo Pereira sofreu uma…

18 de maio de 2024

Botafogo envia representantes a hospital onde Amarildo está internado

O Botafogo está sempre ao lado de seus ídolos. Assim, neste sábado (18), o clube…

18 de maio de 2024

Grêmio perde parte dos materiais de jogo

O Grêmio ainda colhe os prejuízos causados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Os…

18 de maio de 2024

Com situação indefinida na Argentina, Villa deve mudar de clube na Europa

O atacante colombiano Sebastián Villa está perto de ter uma nova casa no futebol europeu.…

18 de maio de 2024

Com Dudu e Bruno Rodrigues, Palmeiras goleia em jogo-treino

De "folga" no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras aproveitou a manhã deste sábado (18) para golear…

18 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!