Extracampo

Mandetta fala ao Jogada10 sobre o futebol durante a pandemia: ʽEsporte não é uma ilhaʼ

No momento em que o Brasil bate recordes de mortes pelo novo coronavírus, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta traçou um quadro nada animador sobre o combate à Covid-19 no Brasil. Segundo ele, o país vive o momento mais crítico e deverá bater a trágica marca de duas mil mortes por dia em breve. Ao Jogada10, ele afirmou que todos precisam se engajar no combate à pandemia, inclusive o futebol.

O deputado Luiz Henrique Mandetta com uma camisa do SUS quando era ministro da Saúde no início da pandemia – Isac Nóbrega/PR

“Estamos vivendo o momento mais crítico causado pelo somatório de erros em 2020, inclusive do presidente, incitando ao não cumprimento das recomendações médicas, com a nova cepa do coronavírus. O Nordeste e o Sul, a região mais rica do país, já vivem uma tragédia. No Sudeste a situação deverá piorar em março e abril. Poderemos ter uma morte no Brasil a cada 50 segundos”, avaliou o deputado federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul.

O ex-ministro comentou que o esporte não é uma ilha e que toda a sociedade deve se unir para enfrentar a pandemia, defendendo de forma conjunta as medidas de prevenção à doença.

“Precisamos estar unidos. Muitos dizem que os atletas são menos suscetíveis ao coronavírus. Não é bem assim. Mas o pior é que existe os familiares deles, os roupeiros, os fisioterapeutas. Uma gama de profissionais está envolvida com o esporte. Precisamos pensar neles”, observou Mandetta, acrescentando:

“É bem verdade que a maioria dos clubes está falido, que precisam das receitas da televisão. Há também muitos profissionais que dependem do esporte. Mas é preciso mais debate. Como ficam os atletas olímpicos brasileiros proibidos de entrar em outros países? Vai ter um programa especial de vacinação emergencial para eles disputarem as Olimpíadas?”.

E o lockdown não seria uma solução?

“O lockdown é uma medida extrema. Como manter as pessoas dentro de casa sem o auxílio emergencial, sem ter o que comer? Seria o caminho de uma explosão social”, analisou.

Para Mandetta, será necessária uma reconstrução do país nas diversas áreas: cultura, educação, economia, inclusive no esporte, Mas ele alertou que isso só poderá acontecer após o país vencer o novo coronavírus.

“Essa questão não será resolvida por milagre. O momento é de combate à pandemia. Todos precisam estar nesta luta mais do que nunca”.

Editor Jogada 10

Posts Recentes

Após rebaixamento, torcedores invadem campo e abraçam os atletas

Uma cena rara ocorreu no St Andrew's Stadium, em Birmingham, neste sábado (4/5). Afinal, torcedores…

5 de maio de 2024

Gustavo Mosquito tem mal-estar e pode desfalcar o Corinthians

Na noite do último sábado (4), o Corinthians empatou sem gols com o Fortaleza pelo…

5 de maio de 2024

Inglês: Chelsea goleia West Ham e segue na briga por vaga às ligas europeias

  O Chelsea goleou o West Ham, por 5 a 0, neste domingo (5/5) pela…

5 de maio de 2024

Roberto Assaf: Flamengo empata com modesto Bragantino

O Flamengo, aos trancos e barrancos, empatou por 1 a 1 com o Bragantino no…

5 de maio de 2024

Fábio Carille não deve fazer mudanças na escalação do Santos

O Santos volta a campo pela Série B nesta segunda-feira (6) e mede forças diante…

5 de maio de 2024

Com camisa do Flamengo, torcedor do Palestino fala sobre o confronto pela Libertadores

O Flamengo visita o Palestino na próxima terça-feira (3), em Coquimbo, no Chile, pela Libertadores.…

5 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!