O lendário Manga, ex-goleiro do Botafogo e da Seleção Brasileira, completou 86 anos nesta quarta-feira e ganhou de presente um parabéns especial em visita ao clube que defendeu por dez anos. E o momento não poderia ser mais simbólico. Afinal, em 26 de abril é celebrado o Dia do Goleiro no Brasil. Inclusive, a motivação para a escolha é justamente a data de nascimento do ex-camisa 1.

Manga foi aplaudido de pé pelos funcionários do clube, no estádio Nilton Santos. Na sequência, vestiu a camisa, foi ao campo para receber um bolo de aniversário e falou com a garotada das categorias de base. Há anos, o ex-camisa 1 vive no Retiro dos Artistas. que recebe idosos com importante contribuição à cultura nacional. O local é gerenciado pelo ator e botafoguense Stepan Nercessian.

Além do Glorioso, Manga defendeu também o Internacional. Já pela Seleção Brasileira, disputou a Copa de 1966. Porém, a fama pós-carreira se tornou ainda maior pelas fraturas nos dedos da mão, que pioraram com o tempo. Afinal, o ex-goleiro era o “inimigo das luvas”.

“A luva era de couro. O sapateiro que fazia. Eu não tinha confiança. Era muito grande. Entrava com a luva e deixava ela ao lado da trave. Jogava sem. Eu cuspia assim, colocava areia (esfrega as mãos) e ia para o campo”, revelou Manga, em entrevista ao ‘Uol’ em 2021.

O Botafogo também fez postagens em reverências a seus outros dois principais goleiros do elenco atual. Lucas Perri, que vive grande fase, e Gatito Fernández, que é o estrangeiro com mais jogos na história alvinegra.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

Manga na capa de revista da época em que defendia o Botafogo – Reprodução/Instagram

 

Comentários