A Conmebol decidiu suspender o zagueiro Manoel, do Fluminense, por oito meses por ter testado positivo para a substância “ostrarina”. Nesse sentido, o jogador só voltará a atuar pelo clube carioca em fevereiro de 2024 e a treinar a partir de dezembro. Ao longo da intensa campanha na Copa Libertadores, o Tricolor ficou impossibilitado de utilizar o defensor depois da presença da substância em seu exame após a goleada por 5 a 1 sobre o River Plate, no Maracanã.

Na ocasião, o jogador ficou na reserva durante toda partida, porém teve seu nome entre os sorteados para realizar o exame junto à entidade que comanda o futebol da América do Sul. Com isso, ficou afastado e aguardou o julgamento para definir seu futuro durante a temporada, algo que só foi solucionado nesta sexta-feira (27).

Manoel é punido pela Conmebol e ficará longe dos gramados até fevereiro de 2024 – Mailson Santana/Fluminense FC

Desde então, Manoel seguiu tentando manter a forma física com um personal trainer em atividades na praia e em casa. Sendo assim, a punição de oito meses contará já a partir da suspensão preventiva, isto é, em 19 de junho de 2023. Ao longo da avaliação, o defensor alegou ser inocente e que não consumiu tal substância de forma intencional para tirar proveito em campo.

Tipo de substância

O jogador ainda contou com o advogado Marcelo Franklin, que já defendeu atletas como Cesar Cielo, Pedro Barros e Etiene Medeiro. No entanto, teve um resultado negativo e terá que ficar afastado dos gramados até fevereiro. Dessa forma, o zagueiro teve que acompanhar de longe a campanha do Fluminense, que disputa a final da Copa Libertadores dia 4, contra o Boca Juniors, no Maracanã.

O exame apontou a presença do uso da substância ostarina, que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. No organismo, ela tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.

Confira a punição na íntegra

“A Comissão Disciplinar da Conmebol, resolve:

1º. Que o jogador Manoel Messias Carvalho Silva é culpado na infração dos artigos 6 e 7 do Regulamento Antidopagem da Conmebol;

2º. Por consequência, se impõe uma sansação ao jogador Manoel Messias Carvalho Silva de oito meses de suspensão;

3º. A contagem da sanção imposta começará desde o dia 19 de junho de 2023, data que começou a suspensão provisória de Manoel Messias Carvalho Silva.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários