Marcelo Bielsa foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira (15) como o novo técnico da seleção do Uruguai. A contratação do argentino teve direito a suspense nas redes sociais. Na semana passada, diversos veículos de imprensa daquele país cravaram o acerto.
O treinador de 67 anos estava disponível no mercado desde que deixou o Leeds United, da Inglaterra, em fevereiro de 2022. Ele passou a negociar com a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) em março deste ano até chegarem a um acordo para início dos trabalhos a partir do segundo semestre.
🇺🇾 “𝐄𝐥 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐫𝐞𝐜𝐥𝐚𝐦𝐚 𝐣𝐮𝐞𝐠𝐨 𝐲 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐞𝐬”
Llegó la hora. #ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/4HQPlXF5ly
— Selección Uruguaya (@Uruguay) May 15, 2023
Bielsa chega juntamente com dois auxiliares, dois analistas de desempenho e um fisiologista. De acordo com o jornal ‘Ovación’, a comissão técnica receberá aproximadamente 4 milhões de dólares (R$ 19,7 milhões) por ano.
Conhecido como “El Loco”, ele assume o cargo até o encerramento das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Mas há uma cláusula que assegura a renovação automática em caso de classificação. O desafio inicial será a Copa América de 2024, que ocorrerá nos Estados Unidos.
Marcelo Bielsa é um dos treinadores mais conhecidos do mundo e volta, enfim, à América do Sul. Ele esteve no futebol europeu na última década, comandando equipes como Olympique de Marseille e Lazio. Sua última experiência com uma seleção foi o Chile, entre 2007 e 2011. Anteriormente, comandou a Argentina por seis anos.
Há, ainda, a possibilidade de Bielsa dirigir a seleção sub-23 uruguaia no Pré-Olímpico, Ainda segundo o ‘Ovación’, o treinador teria se oferecido para a dupla missão.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários