Com um segundo tempo agitado, Santos e Botafogo empataram por 2 a 2 neste domingo, na Vila Belmiro. O Peixe saiu na frente com dois gols de Marcos Leonardo, mas o Glorioso, líder isolado, não deixou barato e arrancou um pontinho com Tiquinho e Adryelson. Dessa forma, o clube paulista segue em péssima fase e é o 14º lugar, com 17 pontos. Já o Alvinegro carioca vê a vantagem, ainda confortável, cair para 11 pontos na ponta (40 contra 29 do Grêmio), após a 16a rodada. Porém, volta a reforçar sua força e qualidade mesmo em uma tarde pouco inspirada.

ATUAÇÕES: veja as notas dos jogadores do Botafogo

Com o resultado, a equipe de Bruno Lage, estreante no Brasileirão, ainda não conseguiu garantir o título simbólico de campeão do primeiro turno. Além disso, permanece o tabu sem vitórias do Botafogo no estádio do Santos. Agora, passam a ser dez partidas e 11 anos.

Santos x Botafogo
Santos, de Lucas Lima, e Botafogo, de Tiquinho empataram na Vila, neste domingo. Foto: Divulgação

Talento e eficiência de Marcos Leonardo

O Glorioso teve bem mais posse de bola (chegou a 67%) e o controle do jogo no campo de ataque. No entanto, não foi capaz de penetrar na defesa santista e criou pouquíssimas oportunidades reais de gol. Já o Peixe, por sua vez, só finalizou pela primeira vez aos 21 minutos. E logo depois saiu o gol. Marcos Leonardo recebeu ótima enfiada de Jean Lucas, deu belo drible em Adryelson e abriu o placar. Aliás, o volante e o atacante foram os melhores jogadores dos anfitriões, mostrando talento e eficiência.

A partir daí, o time de Paulo Turra se fechou ainda mais e seguiu focando nos contra-ataques até o fim da etapa. Além da desvantagem, a tarde parecia não ser mesmo do Botafogo. Afinal, o atacante Luis Henrique deslocou o ombro e teve que ser substituído.

Pressão do Botafogo e nada de gols

O segundo tempo se encaminhava para ser uma cópia do primeiro. Domínio territorial do Botafogo, algumas boas chances criadas, mas nada de sair do zero. Dessa forma, a grande fase do líder do Brasileirão, enfim, conheceria uma derrota em quase 50 dias e 11 jogos. Ainda mais quando Marcos Leonardo balançou as redes novamente, aproveitando assistência de Lucas Lima.

Marcos Leonardo supera Adryelson e bate para marcar o 1º gol do Santos – Foto: Divulgação

Porém, o artilheiro Tiquinho voltou a marcar após quatro partidas de jejum e dimuniu, aos 38 minutos. E provando a força de um destruidor de recordes, o clube carioca ressurgiu e empatou em bela cabeçada de Adryelson. Nos acréscimos, com as equipes muito desgastadas, o duelo ficou aberto e Philipe Sampaio por um triz não marcou o gol da virada, mais uma vez em bola aérea.

SANTOS 2 X 2 BOTAFOGO
16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 23/7/2023
Local:
Vila Belmiro, Santos (SP)
SANTOS: João Paulo (Vladimir 15’/2ºT); João Lucas (Alex 40’/2ºT), Joaquim, Messias e Dodô (Gabriel Inocêncio 27’/2ºT); Dodi, Jean Lucas (Luan Dias 27’/2ºT), Rodrigo Fernández e Lucas Lima; Marcos Leonardo (Deivid Washington 40’/2ºT) e Mendoza
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido (Lucas Fernandes), Adryelson, Phillipe Sampaio e Marçal; Danilo Barbosa (Janderson) Marlon Freitas, Tchê Tchê (Carlos Alberto); Júnior Santos (Matías Segovia, intervalo), Luis Henrique (Victor Sá, 40′ do 1ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage
GOLS: Marcos Leonardo (23′ 1/ºT e 35′ 2ºT), Tiquinho Soares (38′ do 2ºT) e Adryelson (41′ do 2ºT)
Cartões amarelos: João Lucas, Jean Lucas e Alex (Santos); Adryelson, Marçal e Matías Segovia (Botafogo)
Cartão vermelho:
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Alex dos Santos (SC)
VAR: João Vitor Gabi (SP)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários