Copa do Mundo

Marrocos tenta carregar a África a uma inédita semifinal de Copa

É justo dizer que, neste sábado (10), Marrocos terá a torcida de mais de 1,3 bilhão de pessoas. Esta é a população de todo o continente africano, que os marroquinos irão representar e tentar levar, pela primeira vez, a uma semifinal de Copa do Mundo. A África nunca teve uma seleção entre as quatro melhores de um Mundial e esta parece ser a melhor oportunidade para quebrar o tabu.

Marrocos vem de uma vitória consagradora, nos pênaltis, contra a Espanha. Agora, o país tem a torcida não só de seu país, mas também de muitos outros ao redor da África. Já após a classificação, houve festa em diversos lugares, como Dacar, em Senegal, e Lagos, capital da Nigéria. Até em grandes cidades da Europa, que têm enormes comunidades marroquinas, também se viram muitas comemorações.

Marrocos pretende ser primeira nação da África em uma semifinal de Copa – Karim Jaafar/AFP

Até na Argélia, país com o qual Marrocos não tem relações diplomáticas, houve festa. A fronteira terrestre entre os dois países está fechada há anos, por conta de questões políticas, mas isso não impediu que milhares de pessoas fossem às ruas de Argel festejar a vitória dos Leões do Atlas. Um sentimento continental, que é resumido nas palavras do jornal ‘L’Observateur Paalga’, de Burkina Faso:

“Estaremos todos apoiando os meninos de Regragui para levá-los o mais longe possível. Esperamos que, no sábado, contra Portugal de Cristiano Ronaldo, eles consigam quebrar o teto de vidro que até agora impediu um país africano de chegar a uma semifinal de Mundial”.

Motivação não falta para fazer história

Marrocos está ciente do tamanho de uma vitória neste sábado (10). Não só por finalmente levar um país africano às semifinais, mas por entrar de vez na briga por um inédito título mundial. Anteriormente, Gana, Camarões e Senegal tentaram, nas não foram além das quartas. Seja como for, a motivação dos Leões do Atlas parece cada vez mais alta.

“Uma seleção deve transmitir emoções e se unir para passar uma imagem positiva. Se conseguirmos isso, então é bom. Não viemos só para dar alegria, mas também ganhar partidas. O que importa para nós é vencer o jogo. No futebol, tudo é possível. Os jogadores querem mais e não ficarão satisfeitos com as quartas de final”, diz o técnico Regragui, que conta com o apoio importante do ex-atacante Khairi, herói da vitória sobre Portugal na Copa de 1986:

“Não há nada impossível no futebol, essa é a magia deste esporte. Hoje, a seleção marroquina prova isso, com determinação e vontade de representar o país. E os jogadores fazem isso maravilhosamente. Espero que cheguem o mais longe possível”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Gabriel Andrezo

Posts Recentes

São Paulo desiste de contratar Maurício Lemos, do Atlético-MG

O São Paulo desistiu da contratação do zagueiro uruguaio Maurício Lemos, do Atlético-MG. Os clubes…

29 de julho de 2024

Torcedores do Flamengo estendem faixas na sede do clube; veja imagens

Os torcedores do Flamengo protestaram na Gávea, sede do clube, antes da votação em relação…

29 de julho de 2024

Santos negocia a contratação de centroavante brasileiro do Porto

Em busca de reforços para a sequência da Série B, o Santos negocia com o…

29 de julho de 2024

Gabigol chama Benjamin Back de mentiroso e recebe resposta

O atacante Gabigol, do Flamengo, teve um bate-boca com o jornalista Benjamin Back no X…

29 de julho de 2024

Manchester City x Barcelona: escalações e onde assistir

Mais um duelo de gigantes na pré-temporada do futebol europeu. Manchester City e Barcelona se…

29 de julho de 2024

Igor Coronado, do Corinthians, pode jogar contra o Juventude

Durante a derrota do Corinthians para o Atlético-MG, houve a impressão de que Igor Coronado…

29 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!