Neste sábado será dada a largada para a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há quatro jogos na competição, o Vasco segue na sua árdua luta contra o rebaixamento, abrindo o Z4 no 17º lugar da tabela, com apenas 24 pontos em 23 partidas. Árdua? Não é essa a opinião de Tristão Garcia, do site Infobola.com.br e uma das maiores referências na área. Em entrevista ao Jogada10, o matemático explicou a situação do clube na classificação e descartou o cenário de terra arrasada, tranquilizando a torcida cruz-maltina, que vem mostrando indignação nas redes sociais.

Vascaínos precisam de 21 pontos para não dependerem de resultados de concorrentes na luta contra o rebaixamento (Rafael Ribeiro/Vasco)

“Hoje o Vasco aparece com 38% de risco de rebaixamento. O clube tem maior possibilidade de se livrar (62%) do que ser rebaixado. É claro que causa alguma preocupação, mas não é uma situação desesperadora. O Sport vem logo acima com 35%, mas já com os 24 jogos disputados, enquanto o Vasco tem 23. São cenários muito parecidos, quase um empate técnico”, apontou Tristão Garcia.

A quantidade de partidas inferior em relação ao de rodadas se deve por conta do jogo atrasado contra o Palmeiras, válido pela primeira rodada e que não ocorreu na época devido à final do Campeonato Paulista, disputada no mesmo fim de semana.

De acordo com o matemático, serão necessários 45 pontos para que um clube assegure a permanência na Série A, sem depender de critérios de desempate e dos adversários. Ele ainda apontou a situação de outros concorrentes do Vasco contra o Z4:

“O Atlético-GO, que vem mais acima, tem 19%. O Bragantino 11%. O Bahia, que está envolvido ainda com a Sul-Americana, tem 18%. de risco. O Athletico-PR tem 13%. Então você vê que essas equipes que estão à frente do Vasco, não têm risco muito menor que o dele, não. É o campo que vai decidir, ao longo dessas 14, 15 rodadas, o destino de cada um. Já as três equipes que estão atrás, o Goiás tem 86% de risco, o Botafogo, 88%, e o Coritiba, 75%. Aí, sim, dá para dizer que existe uma diferença importante. Estes, sim, estão bem ameaçados”, disse Tristão, que completou alertando que o time do técnico Ricardo Sá Pinto precisará assumir riscos e ser mais ofensivo:

“O Vasco disputará um campeonato contra estes times logo acima dele na tabela buscando não ser o lanterna. A dificuldade é o que o Cruz-Maltino vem jogando contra ele mesmo, com a média de praticamente um ponto por jogo. Então tem de melhorar e buscar vencer, mesmo que eventualmente perca um ou outro jogo”.

Das 15 partidas que restam, o Cruz-Maltino precisa somar 21 pontos para chegar aos 45 sem precisar secar nenhum adversário. Neste cenário, precisaria de seis vitórias, somando-se ainda três empates, para garantir presença na elite em 2021. Assim o time chegaria 12 vitórias, um dos primeiros critérios de desempate da competição. Vale lembrar que até o momento foram apenas seis triunfos em 23 jogos disputados.

Em seu campeonato a parte, o Vasco espera voltar a vencer, a começar pelo clássico com o Fluminense, neste domingo, às 20h30, em São Januário.

Comentários