Com um mês à frente do Flamengo, aos poucos, Tite tem feito mudanças tanto no estilo de jogo, quanto em peças da equipe titular. No ataque, promoveu as entradas de Luiz Araújo e Everton Cebolinha, um velho conhecido da época de Seleção. Quanto ao sistema defensivo, o treinador optou nos últimos três jogos pelo retorno de Matheuzinho no lugar de Wesley.

A volta do camisa 34, que teve uma série lesão na tíbia ao longo da temporada, trouxe um frescor para o setor. Com Sampaoli, Wesley se tornou o dono da posição e mesmo questionado em alguns jogos, se firmou como titular em uma disputa direta com Varela. O jogador tem sido convocado para o Uruguai, mas no Rubro-Negro ainda não conseguiu vencer a concorrência.

Matheuzinho começa a ter sequência sob o comando de Tite na reta final do Brasileirão – Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Evolução e entrega em campo

Na época de Vitor Pereira, o uruguaio chegou a ter uma sequência, mas com Sampaoli e Tite, perdeu espaço de vez, Na lateral direita, Wesley esteve em campo 51 vezes, sendo 46 delas como titular. No início do ano, chegou a embarcar para o Marrocos e ficar de fora da lista final do Mundial, mas passou a ser um dos homens de confiança com a chegada do argentino.

Em campo, Wesley traz mais amplitude e profundidade ao explorar a linha de fundo. O atleta, de 20 anos, tem boa velocidade ofensiva para quebrar linhas, mas enfrentou dificuldades na defesa. Com isso, o Flamengo fez um trabalho específico, e o atleta demonstrou força de vontade, aspectos determinantes para sua sequência. O lateral, sendo assim,  chegou a ter sondagens de equipes do Velho Continente, como do Barcelona, mas permaneceu, evoluiu seus números defensivos e tem viés de crescimento.

Wesley era o titular da lateral direita com Jorge Sampaoli e foi quem mais atuou naquele setor na temporada – Foto: Gilvan de Souza / CRF

Confiança de Tite e estilo que agrada

Sob a batuta de Tite, o camisa 43 foi titular nos quatro primeiros jogos, porém teve uma gastroenterite e abriu espaço para a volta de Matheuzinho. Depois de ficar de fora dos gramados por mais de cinco meses, o lateral engatou uma sequência de três partidas, contra Fortaleza, Palmeiras e Fluminense.

O treinador do Flamengo tem um estilo de fortalecer o sistema defensivo para dar equilíbrio aos setores e segurança para atacar. Do outro lado, na esquerda, Ayrton Lucas é um jogador mais agudo, e ter um lateral na direita mais de contenção, que construa por dentro é uma boa opção. O jogador tem exercido melhor essa função do que seu concorrente.

Wesley, por sua vez, é um lateral mais de ultrapassagem, com bom fôlego para ser agudo e chegar com frequência à linha de fundo. Contudo, apesar de ter feito um trabalho defensivo, ainda tem dificuldade nas coberturas e ocupações de espaços. Tite tem seguido a meritocracia e colocado em campo quem está melhor e é o mais indicado para o momento em todas as posições. E na lateral, Matheuzinho desponta nesta reta final de Brasileirão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários