Vasco

Mesmo sob novo comando, fragilidade da bola aérea defensiva volta a preocupar o Vasco

Uma das lições que a derrota para o São Paulo pela Copa do Brasil possibilitou ao técnico Lisca foi a fragilidade do Vasco em jogadas defensivas de bola aérea. Depois de sofrer o primeiro gol no começo da partida, a equipe carioca conseguiu equilibrar as ações, mas viu o Tricolor paulista definir o placar de 2 a 0 na etapa final com Pablo, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Leandro Castan e Léo Matos não conseguem impedir o gol de cabeça de Pablo, o segundo da vitória tricolor – Rubens Chiri / saopaulofc.net

O mesmo já havia ocorrido na estreia de Lisca à frente do Cruz-Maltino. Apesar da goleada por 4 a 1 sobre o Guarani, em São Januário, o gol anotado por Lucão do Break no sábado passado saiu de bola parada.

“Realmente a gente tem analisado isso, vocês (imprensa) têm colocado muito a situação. É uma situação corriqueira na temporada do Vasco. Procuramos analisar o adversário e mostrar aos jogadores onde eles têm a maior contundência na bola parada. Tomamos um gol na bola parada contra o Guarani numa bola mais viajada, hoje tomamos numa bola mais rápida, mais direcionado. Tínhamos já mapeado (a batida do São Paulo) e passado aos jogadores. Acho que a bola veio mais aberta, talvez a nossa linha estivesse muito fechada, mais próxima do gol. Reinaldo encaixou uma bola mais aberta, e o Pablo pegou. Mérito do adversário também, mas a gente precisa minimizar esses gols. E hoje (quarta-feira) a bola parada determinou essa vantagem maior para o São Paulo. Não acho que era merecido”, explicou Lisca.

No comando da nau vascaína há menos de uma semana e já com duas partidas no currículo, Lisca deu sinais de que pretende corrigir os erros com o maior tempo para dedicação aos treinamentos.

“Isso se corrige trabalhando e estimulando. Quando tiver tempo, repetindo e dando ênfase a esse detalhe importante da partida. Já tomamos dois gols nos meus dois jogos, e isso é uma coisa que incomoda”, disse ele, buscando explicar como resolver o problema da bola aérea defensiva:

Leandro Castan, mais uma vez, perde a disputa na bola área no duelo com o São Paulo – Rubens Chiri / saopaulofc.net

“Estimulando os jogadores, analisando os adversários, mostrando pontos fortes, treinando. Bola parada exige força, intensidade… Quando se joga a cada três dias fica complicado. Mas nós posicionamos, estudamos o São Paulo, o gol deles contra o Flamengo foi com Arboleda pelo alto. Talvez o fato de o Arboleda ter saído possa ter surpreendido. Mas temos que dar ênfase a esse detalhe importante que é a bola aérea defensiva. Levamos dois gols assim nos meus dois jogos. É pontuar e treinar. É isso o que vamos fazer”.

As falhas neste tipo de jogada vêm se repetindo em grande quantidade no decorrer da temporada, mesmo com a comissão técnica anterior. Nas primeiras 15 partidas disputadas nesta temporada, o Vasco sofreu gols em todas elas, sendo 12 originados de lances com bola aérea e/ou parada.

Volta de Romulo pode ajudar no jogo aéreo

Enquanto ainda sofre com o pouco tempo para treinos, Lisca acenou que pode dar uma sustentação defensiva e também fortalecer o jogo aéreo da equipe cruz-maltina já no próximo sábado, no clássico contra o Botafogo, pela Série B. Para isso, precisará saber se poderá contar com o experiente volante Romulo, recuperado de um trauma no tornozelo esquerdo durante o aquecimento na partida contra o Coritiba há duas semanas, ainda sob o comando de Marcelo Cabo.

“Temos que ter calma com Romulo. Veio de uma lesão, treinou pouco. Vamos ver como ele vai responder amanhã (quinta-feira) e sexta. Pode nos ajudar na questão da bola parada”, completou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Felipe David

Posts Recentes

América-MG x Santos: súmula não cita polêmica em gol e consta expulsão fora de campo

A CBF divulgou a súmula do confronto entre América-MG e Santos, ocorrido na noite de sexta-feira (24),…

25 de maio de 2024

Torcedores de Lyon e PSG brigam antes da final da Copa da França

Cenas lamentáveis antes da final da Copa da França neste sábado (25). Torcedores de Lyon…

25 de maio de 2024

Leverkusen vence Kaiserslautern e é campeão da Copa da Alemanha

O Bayer Leverkusen se despediu da histórica temporada com o título da Copa da Alemanha.…

25 de maio de 2024

Pulgar participa de treino e deve jogar contra o Millionarios

O treino do Flamengo deste sábado (25), no Ninho do Urubu, contou com a presença…

25 de maio de 2024

Bahia estreia nova camisa em semifinal da Copa do NE contra CRB

O Bahia vai estrear uma nova camisa - o uniforme número 2 - durante o…

25 de maio de 2024

Al Ahly bate Esperánce e é campeão africano mais uma vez

Maior campeão africano (é o time do século no continente) o Al Alhy mais uma…

25 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!