O que parecia impossível, aconteceu.  Lanterna do Paulistão durante toda a competição, a Portuguesa conseguiu se manter na elite graças ao triunfo fora de casa, neste domingo (5/3), contra o Mirassol, de virada, por 2 a 1. E com a ajuda do Bragantino (que venceu o São Bento por 3 a 0) e da Inter de Limeira, que segurou o placar em 0 a 0 com a Ferroviária. Assim, como os dois últimos cairiam, a Lusa foi a primeira fora do Z2, com 10 pontos. Enfim, ficou à frente na lanterna Ferroviária (9 pontos) e com a mesma pontuação  do São Bento, mas melhor saldo: -8, contra -9 do time de Sorocaba.

Veja aqui a tabela de classificação do Paulistão

Pode comemorar, Lusa. O time segue na elite – Agência Paulistão

Camilo colocou o Mirassol na frente. Mas Richard e João Victor viraram o jogo para a Lusa, que entrou com desfalques, como o veterano latera-direito Pará (suspenso). Mas o herói foi o goleiro Thomazella. Fez boas defesas durante o jogo e, nos acréscimos, realizou dois milagres, envitando o empate que rebaixaria a Lusa.

Primeiro tempo. O drama só aumenta

Todos os jogos sete jogos deste domingo do Paulistão começaram no mesmo horário e a Lusa entrou em campo precisando vencer e de combinações. Para piorar, Camilo colocou o Mirassil na frente, escorando cruzamento de Negueba da direita. Porém, um erro na saída de bola do Mirassol deu a chance para Richard ficar com o presente, invadir e mandar da entrada da área para empatar. No segundo tempo, aos oito minutos, Aos oito, a Lusa virou quando João Victor mergulhou para, de peixinho, fazer Portuguesa 2 a 1.

Portuguesa escapa do rebaixamento

Como o Bragantino ampliou para 2 a 0 contra o São Bento e o jogo entre Inter de Limeira e Ferroviária seguia 0 a 0, a partir daquele momento a Portuguesa estava se salvando. E como os dois jogos terminaram mais cedo (com mais um gol do Bragantino em cima do São Bento), restava a Portuguesa sustentar a vitória até o apito do juiz.

O final foi dramático. O juiz deu oito minutos de acréscimos. E, aos 52, Guilherme Biro cabeceou na trave, a bola estava entrando e Thomazella salvou. Mas, na sobra, Biro voltou a mandar no travessão. Aos 53, após cruzamento, Negueba cabeceou e Thomazella fez milagre. Fim de jogo e o goleiro da Portuguesa saiu como o herói da salvação.

Fala, Thomazella, o salvador

No fim da partida, Thomazella, que foi o goleiro que garantiu oi acesso à elite em 2022, com suas defesas, voltou a ser o herói, desta vez evitando a queda.

“Estou feliz por corresponder à altura. Mas é difícil achar palavras. A volta à elite era importante, depois de longos anos na Segundona, voltamos. Mas os resultados não estavam vindo. Mas a gente não deixou de acreditar. Iríamos enfrentar uma grande equipe, viemos para a última rodada não dependendo de nós. Mas em momento algum deixamos de acreditar. Muitos davam a Lusa como rebaixada. Mas isso deu um gás para nós. Serviu para mostrar que a estatística muitas vezes não funciona. Mas Estou feliz. A Portuguesa não merecia voltar à Segundona.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários