Uma lenda do futebol inglês morreu neste sábado (21/10). Bobby Charlton, campeão da Copa do Mundo da Inglaterra e ícone do Manchester United, estava com 86 anos. Figura de prestígio mundial, ele tinha o título de Sir concedido pela Realeza Britânica.
A família do ex-craque anunciou sua morte:
“ É com muita tristeza que compartilhamos a notícia de que Sir Bobby passou pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família”.
E acrescentou:
“ Sua família gostaria de agradecer a todos que contribuíram para seus cuidados e às muitas pessoas que o amaram e apoiaram. Solicitaríamos que a privacidade da família fosse respeitada no momento. ”
Nascido em Ashington em 11/10/1937, Robert Charlton, o Bobby, foi meia-atacante que marcou a história do Manchester United, entre 1954 e 1973. Dali ele foi para o Preston North End, já no fim da carreira, entre 1973 e 1974. E se aposentou em 1975 no Waterford United.
Bobby Charlton também defendeu a seleção da Inglaterra entre 1958 e 1970, atuando em 106 partidas e marcando 49 gols. Sua estreia pela Inglaterra foi em 1958, com vitória por 4 x 0 sobre a Escócia no Campeonato Britânico de Nações. Mas seu primeiro gol pela seleção saiu no segundo jogo. Foi num amistoso contra Portugal, em que Bobby Charlton anotou os 2 gols britânicos no placar de 2 x 1 em Wembley. Em 1966, foi campeão da Copa do Mundo pela Inglaterra, no ano em que o país sediou a competição.
Curto período como treinador
Após a aposentadoria, Bobby Charlton ficou um tempo afastado por um tempo dos gramados, mas retornou em 2014, como treinador. Entretanto, ele ficou apenas durante dois anos na função. Assim, inicialmente comandou o time do Preston North End, até 2015. E no ano seguinte, foi técnico do Wigan Athletic. Em seguida, se afastou do futebol.
Bobby Charlton escapou da morte em 1958
Um episódio trágico em 1958 marcou a vida de Bobby Charlton. Ele estava no elenco do Manchester United que voltava de um jogo em Belgrado, na então Iugoslávia, quando um grave acidente de avião matou vários pessoas a bordo, inclusive 8 jogadores. Aos 20 anos, Bobby ficou gravemente ferido. Mas conseguiu se recuperar e voltou a jogar três meses depois.
Após o acidente, como o principal astro do United, Bobby foi figura-chave – ao lado do técnico Matt Busby – para a reconstrução do clube. Assim, ele chamava o estádio de Old Trafford de Theatre of Dreams (“Teatro dos Sonhos”) e continuaria na casa por mais 15 anos.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários