Helmuth Ducadam virou herói na Romênia após brilhar contra o Barcelona na Champions League
Helmuth Ducadam virou herói na Romênia após brilhar contra o Barcelona na Champions League - Foto: Reprodução /Redes Sociais

O ex-goleiro romeno Helmuth Ducadam morreu nesta segunda-feira (02), aos 65 anos, vítima de infarto. Ele ficou marcado na história do futebol ao defender quatro pênaltis na decisão da Champions League entre Steaua Bucareste, da Romênia, e Barcelona, em 1986.

Após o 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a decisão foi para as penalidades. Ducadam brilhou ao defender quatro cobranças da equipe catalã. Enquanto isso, os romenos converteram duas e ficaram com o título da principal competição entre clubes da Europa. A partida aconteceu no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.

Apesar do brilho, o ex-goleiro acabou encerrando a carreira precocemente aos 27 anos. Ele desenvolveu uma trombose no braço.

Logo depois de conquistar a Champions League, Ducadam precisou se aposentar – Foto: Divulgação / Federatia Romana De Fotbal

Mesmo com o pouco tempo como jogador profissional, seu feito rendeu honrarias em seu país. Em 2008, recebeu a condecoração do presidente da Romênia, Traian Băsescu, com o Ordinul “Meritul Sportiv” (Ordem do Mérito Esportivo – classe II), por sua participação na conquista histórica em 1986. Posteriormente, em 2010, foi nomeado presidente honorário do Steaua Bucareste.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Comentários