Morreu nesta terça-feira (16/5), aos 85 anos, Nelsinho Rosa. Treinador que fez história no Vasco, sagrou-se campeão brasileiro em 1989, comandando nomes como Mazinho, Bismarck e Bebeto, e uma geração de talentos que vingou no futebol nos anos seguintes.

Ele estava internado há sete meses e teve piora no quadro na semana passada por problemas decorrentes de infecção hospitalar. Rosane, sua filha, disse que ele apresentava lucidez até sua saúde piorar. Assim, precisou ser sedado.

Nelsinho Rosa foi o técnico campeão brasileiro pelo Vasco em 1989 – Reprodução de TV

Os familiares ainda darão informações sobre o velório. Mas acredita-se que o ex-atleta e técnico deve ser enterrado no cemitério de Irajá, mesmo local em que está a mulher.

Nelsinho: vitorioso como jogador e técnico

Nélson Rosa Martins iniciou sua carreira no Subúrbio do Rio de Janeiro, mais precisamente no Madureira. Mas, no começo dos anos 1960, conseguiu se transferir para o Flamengo. Lá, tornou-se grande amigo e formou dupla de sucesso no clube com Carlinhos, o Violino, que morreu em 2015. Pelo clube da Gávea, portanto, atuou entre 1962 e 1965 e fez 18 gols. Viveu, assim, o período mais vitorioso de sua carreira como jogador, faturando os títulos do Carioca de 1963 e 1965.

Com passagem também pelo Fluminense, Nelsinho treinou as equipes que conquistaram os Estaduais de 1980 e 1985. Sua última passagem pelas Laranjeiras, aliás, ocorreu em 1993. Também trabalhou na Seleção Brasileira, onde foi auxiliar técnico de Sebastião Lazaroni na Copa do Mundo 1990, na Itália.

Nelsinho coordenou as categorias de base do Vasco até a saída do ex-presidente Eurico Miranda em 2008 e a entrada de Roberto Dinamite. Mas, ao ser demitido, passou a trabalhar no Madureira como coordenador do futebol. Em 2013, sofreu acidente vascular cerebral que o prejudicou nas funções do clube suburbano. Ele também trabalhou fora do país, dirigindo, assim, a seleção da Arábia Saudita.

Conhecido pela voz mansa e seu jeito tranquilo, Nelsinho comandou uma equipe que entrou para a história do Vasco: a que faturou o segundo título brasileiro do clube de São Januário. Na decisão diante do São Paulo, no Morumbi, Sorato, de cabeça, anotou o gol da vitória.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários