Morreu na manhã deste domingo (8/1), de complicações em razão de um câncer no intestino, aos 68 anos, Roberto Dinamite. Maior jogador da história do Vasco, e seu maior artilheiro, ele também foi presidente do clube, além de deputado estadual por cinco mandatos. A notícia foi confirmada primeiramente pelo ‘Atenção Vascaínos’ em contato com parentes do ex-jogador, e confirmada pelo Jogada10.

 

Roberto Dinamite, o ídolo maior do Vasco – Divulgação/CBF

Roberto Dinamite começou a carreira em 1971, aos 17 anos, cria do Vasco da Gama. Assim, ele ficou até 1979 em São Januário e teve uma rápida passagem pelo Barcelona, na Espanha, entre janeiro e julho de 1980.  Voltou, então, para o Vasco, onde permaneceu até 1988 como ídolo absoluto. Depois, Roberto passou um ano na Portuguesa, de janeiro de 1989 a janeiro de 1990, e no pelo Campo Grande, em 1991.  Então, voltou para o Vasco, onde jogou até se aposentar em 1993.

Artilheiro consagrado

É o maior artilheiro da história do Vasco com 708 gols e também o maior artilheiro dos campeonatos brasileiros em todos os tempos, com 190 gols.

Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o centroavante histórico do Cruz-Maltino também defendeu as cores da Seleção Brasileira. Dessa forma, ele vestiu a Canarinho em 38 jogos e fez 20 gols. Foi artilheiro da Seleção na Copa de 1978. Roberto, por sinal, era um artilheiro com raro talento para bater faltas. Suas cobranças eram um sinal de grande perigo para os adversários.

Ao longo da carreira, Roberto se destacou em grandes competições: Libertadores, LaLiga, Supercopa da Uefa, Copa do Rei, Copa do Mundo.

Ao se aposentar, tornou-se político. Assim, elegeu-se vereador do Rio, atuando na Câmara Municipal entre 1993 e 1994. E foi  deputado estadual por cinco mandatos seguidos, entre 1995 e 2015. Também foi presidente do Vasco entre 2011 e 2015. Recentemente ganhou uma estátua no clube.

A notícia foi muito lamentada nas redes sociais. Veja alguns posts:

 

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários