O ex-goleiro Ubirajara Motta morreu neste domingo (24), aos 85 anos, de causas naturais. Revelado pelo Bangu em 1959, ele também defendeu o Botafogo e o Flamengo, onde encerrou a carreira aos 38 anos.
Ubirajara Gonçalves Motta nasceu em 4 de setembro de 1936, no Rio de Janeiro. Entre 1959 e 1968, ele atuou no Bangu e seu desempenho o credenciou para a pré-lista do técnico da Seleção Brasileira, Vicente Feola, que inscreveu 47 jogadores para os treinamentos visando à Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.
Em 1968, Ubirajara foi para o Botafogo. E três anos depois se envolveu num lance que, até hoje, é lembrado na história dos campeonatos. Na final do Carioca de 1971, entre Fluminense e Botafogo, num Maracanã lotado, Ubirajara saiu para cortar um cruzamento e foi empurrado pelo lateral tricolor Marco Antônio. O árbitro José Marçal Filho não assinalou a falta e Lula aproveitou para marcar o gol do título para o clube das Laranjeiras, aos 42 minutos do segundo tempo. Cerca de 140 mil torcedores testemunharam o lance irregular, ignorado pelo juiz.
Em 1972, Ubirajara saiu do Botafogo e foi para o Flamengo participou de 40 jogos (21 vitórias, 11 empates e 8 derrotas).
Aposentado dos gramados, Ubirajara foi presidente da Fugap (Fundação de Garantia do Atleta Profissional) e organizou a despedida de Garrincha. Morador da Tijuca, na Zona Norte do Rio, ele também chegou a trabalhar como contador.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários