O Vasco terá um novo comandante no banco de reservas neste domingo, contra o Palmeiras, no Maracanã. O chileno Claudio Maldonado vai assumir a súmula como técnico pela primeira vez desde que chegou ao clube para ser auxiliar, em janeiro. Afinal, Maurício Barbieri está suspenso e terá que assistir a partida de um dos camarotes o estádio.

Maldonado orienta treino no CT Moacyr Barbosa – Daniel Ramalho/Vasco

Na estreia da equipe do Brasileirão, diante do Atlético-MG, Barbieri foi expulso por supostamente xingar o árbitro, no segundo tempo. Imediatamente, o auxiliar assumiu o papel de orientar os jogadores. E deu certo, já que o Vasco manteve o placar e venceu por 2 a 1.

Maldonado, porém, tem uma vasta experiência no futebol brasileiro. Isso porque, em 2000, o São Paulo contratou o volante, de 20 anos, junto ao Colo-Colo, do Chile. Ele logo caiu nas graças do torcedor, com raça e muita força na marcação. Na sequência, foi negociado com o Cruzeiro, onde ganhou quatro de seus 14 títulos no país, no ano da chamada “tríplice coroa” da Raposa.

Passou, ainda, por Santos, Flamengo, onde foi campeão brasileiro em 2009, e Corinthians. Neste meio tempo, também defendeu o Fenerbahce, da Turquia, e encerrou a carreira aos 35 anos onde começou, no Colo-Colo.

Maldonado estreou contra… o próprio Palmeiras

Desde que se aposentou, Maldonado iniciou sua formação como treinador e tirou as licenças exigidas pela CBF e pela Conmebol. Em 2020, se uniu a Barbieri no CSA e, juntos, foram para o Red Bull Bragantino. Curiosamente, sua primeira vez como comandante foi contra o próprio Palmeiras, adversário deste domingo. Na ocasião, Barbieri também estava suspenso. O jogo terminou 1 a 0 para o time alviverde. Além dessa, esteve à beira do campo outras vezes. Uma delas, inclusive, foi na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo.

O desafio desta vez é ainda maior, porque o Maracanã deve receber mais de 60 mil torcedores. Praticamente todos os ingressos já foram vendidos. Aliás, o Vasco lutou muito para mandar a partida no estádio, tendo que acionar a Justiça para confirmar seu direito.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários