Faz uma semana que Dimitri Payet entrou no notíciário do Vasco, com o anúncio das negociações e da assinatura do pré-contrato. Desde então, o ex-jogador da seleção francesa mudou totalmente o clima no clube. Mais do que isso, empolgou os torcedores após quatro meses de maus resultados e incertezas. Afinal, nos primeiros dias, antes mesmo de sua chegava já havia, nas redes sociais, paródias para festejá-lo e projeções otimistas. Mas o novo camisa 10 conquistou de vez os vascaínos com sua atitude e simpatia até aqui no Rio de Janeiro.

Antes de embarcar, ciente da expectativa sobre seu nome, Payet postou um vídeo em português em que avisou: “Tô chegando”. No aeroporto, na madrugada de quarta-feira, a impressionante festa de recepção com cerca de cinco mil pessoas aproximou ainda mais as partes. Ele chegou, a princípio, com sua esposa, seu agente e teve o apoio do assessor do Vasco, Léo Matos, ex-lateral da equipe e do próprio Olympique de Marselha, do qual o o francês é idolo após oito temporadas. Outro brasileiro, o ex-atacante Túlio Melo, intermediou as conversas.

A partir daí, Dimitri Payet fez um tour por São Januário, participou de ações do clube e fez questão de abraçar crianças da comunidade da Barreira, no campo do estádio, após sua apresentação oficial. Sempre solícito a qualquer proposta do departamento de marketing do Vasco. Na coletiva, aliás, provou conhecer a história, ao citar a luta cruz-maltina contra o racismo e também vários craques que o antecederam. Isso tudo sem deixar o trabalho no campo de lado. O meia-atacante francês já fez duas sessões de treinos físicos e com bola.

‘Tem origens que remetem ao Vasco’, diz diretor

Responsável pela contratação, o diretor da SAF, Paulo Bracks, comemorou o fim da “busca incessante” pelo número 10, que estava sem dono desde a saída de Nenê, em abril. Além disso, ao canal ‘Atenção Vascaínos’, revelou que a possibilidade só ganhou força nas últimas semanas.

Afinal de contas, até julho, Payet ainda negociava a renovação com o Marselha e tinha ofertas de times árabes. Portanto, bastante distantes do orçamento do Vasco. “Um nome inalcansável”, segundo Bracks. Porém, o astro rejeitou e ganhou ainda mais pontos com a seguinte declaração:

Payet faz questão de posar com a estátua de Dinamite, eterno 10 do Vasco – Foto: Daniel Ramalho / Vasco

“As pessoas que me conhecem sabem que o dinheiro não é uma prioridade para mim há muito tempo. Eu acho bom ter, também não devia cuspir na sopa, mas acho que é por isso que eu estava tão feliz aqui porque tinha esse amor. E é por isso que fiz essa escolha também. É a escolha do futebol e não do dinheiro”, explicou Payet, ainda na França.

Segundo Bracks, aliás, a identificação foi fácil, até aqui, por conta das origens e da humildade do jogador.

“Nos aproximamos dele muito por causa do coração mesmo. (O acerto) Foi por uma série de circunstâncias, pelo carinho e atenção que demos, e ele retribuiu. É um jogador que tem origens que remetem ao Vasco e ao Brasil. Ele é próximo a nós de perfil e já está adaptado (…) É um cara simples e está muito satisfeito”, revelou o diretor.

LEIA TAMBÉM: conheça a história de Payet, o novo reforço do Vasco

Músicas e festa para a esperança Payet

O funkeiro Kevin O Chris foi um dos primeiros a lançar uma versão de seu hit “Tá Ok”, com o nome de Payet. A prévia da letra diz o seguinte: “Bola aê / Brisa aê / Que hoje é dia de Payet / Faz o que quiser fazer…” (veja o vídeo abaixo). Uma família também publicou uma ideia de música para as arquibancadas, baseada na canção “Prefixo de Verão”, de 1990, da Bandamel.

Além disso, várias outros gritos vascaínos ganharam o acréscimo do nome de Payet na festa do aeroporto. É esperar para ver qual vai pegar a partir deste domingo, às 11h, no Maracanã, quando o astro saudará a torcida no gramado, antes do jogo contra o Galo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fabio Azevedo (@fabioazevedotv)

Uma outra versão, por sinal, tem a letra diferente do vídeo acima:

“Payet, Payet, Payet, Payet…
Ei, ei, ei, ei
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô (2x)

Quando Payet chegar, Quando Payet chegar, Quando Paytet chegar
Numa nova seleção… Te espero no Vascão

Salve o Meu Vascô
Que eu Amo e que faço tudo por amor
Eu sou du Vascô
Que é da virada, é o time do Amor (2x)

Payet, Payet, Payet, Payet…
Ei, ei, ei, ei
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
Payet, Payet, Payet, Payet…
Ei, ei, ei, ei
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô (2x)”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários