Nem mesmo com a estreia do técnico Marcelo Cabo e a volta do time principal, o Vasco conseguiu vencer. O empate em 2 a 2 com o Nova Iguaçu neste sábado em São Januário, pela terceira rodada da Taça Guanabara, manteve o time da Colina na parte inferior da tabela. Gabriel Pec (duas vezes) anotou para o Cruz-Maltino, enquanto Ricardo (contra) e Raphael Carioca fizeram para a Laranja da Baixada. O Vasco somou o seu primeiro ponto na competição e aparece na décima colocação, a frente apenas de Macaé e Fluminense, que ainda jogam na rodada.

MT busca jogada pela esquerda, enquanto Talles Magno o observa – Rafael Ribeiro/Vasco

Sem poder contar ainda com Léo Matos (afastado por conta da Covid-19) e Germán Cano (recuperando-se de lesão), o Vasco dominou a maior parte do primeiro tempo e até demorou para balançar a rede. Com uma marcação eficaz, o time recuperou rapidamente a posse de bola e povoou o campo de ataque, apostando principalmente no individualismo de Talles Magno. A estratégia de pressionar a saída de bola deu resultado. Em uma tentativa de Laranjeira, a bola sobrou para Gabriel Pec, que aproveitou para tocar por baixo do goleiro Luis Henrique. Bastou, porém, uma única falha defensiva para o Cruz-Maltino sofrer o empate, anotado contra por Ricardo Graça, após se antecipar em um cruzamento de Yan para Raphael Carioca e tocar para o fundo da rede de Lucão. As duas equipes ainda não haviam marcado gols na competição.

Marcelo Cabo resolveu aguardar para mexer no segundo tempo. Os espaços começaram a aparecer de ambos os lados, e os dois times sentiram a correria. O técnico então promoveu um pacote de substituições, com as entradas de Tiago Reis, Juninho e Marquinhos Gabriel, aos 14. No minuto seguinte, Gabriel Pec aproveitou furada de Rafinha após cruzamento de Talles Magno e tocou com categoria para colocar o Vasco mais uma vez na frente. Mas, assim como ocorrido na etapa inicial, foram precisos exatos seis minutos para o Nova Iguaçu empatar de novo. Canela disputou a bola com Ricardo, e Raphael Carioca, na sobra, acertou um belo chute: 2 a 2. Com as mudanças, o Vasco ficou bem diferente. Sem seus laterais, o técnico vascaíno apostou no 3-4-3. Ricardo Graça foi para a lateral esquerda, Talles encostou em Tiago Reis no ataque, e Pec caiu para a esquerda, com Vinicius na direita. Tiago Reis desperdiçou ótima oportunidade dentro da área, aos 27. O jogo foi se aproximando do fim com vários jogadores visivelmente esgotados fisicamente. No abafa nos minutos finais, Juninho teve a chance de marcar o gol da vitória após tabela com Tiago Reis, mas chutou livre para excelente defesa de Luis Henrique, que teve atuação destacada. O Vasco foi superior ao adversário, mas a inoperância do seu ataque custou caro.

NOVA IGUAÇU 2X2 VASCO – 3ª rodada da Taça Guanabara

Data/Hora: 13/3/2021 – 18h
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

NOVA IGUAÇU: Luis Henrique; Digão, André Santos, Gilberto e Rafinha; Abuda (Vinícius Matheus, aos 21′ do 2ºT), Vandinho e Dieguinho (Dieguinho, aos 21′ do 2ºT); Yan (Luã, aos 21′ do 2ºT), Canela (Anderson Künzel, aos 36′ do 2ºT) e Raphael Carioca (João Pedro, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Carlos Vitor.

VASCO: Lucão; Cayo Tenório (Vinícius, aos 31′ do 2ºT), Ernando, Ricardo e MT (Miranda, aos 30′ do 2ºT); Bruno Gomes, Andrey (Juninho, aos 14′ do 2ºT) e Carlinhos (Marquinhos Gabriel, aos 14′ do 2ºT); Gabriel Pec, Talles Magno e Laranjeira (Tiago Reis, aos 14′ do 2ºT). Técnico: Marcelo Cabo.

Gols: Gabriel Pec, aos 32′ do 1ºT (0-1); Ricardo (contra), aos 38′ do 1ºT (1-1); Gabriel Pec, aos 15′ do 2ºT (2-1); Raphael Carioca, aos 21′ do 2ºT (2-2).

Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Rachel de Mattos Bento
Não haverá VAR nos jogos desta fase do Carioca

Cartões amarelos: Digão (NIG); Andrey (VAS).

Comentários