Com facilidade, diante de um adversário muito fraco, o Flamengo venceu os chilenos do Ñublense por 2 a o. O jogo desta quarta-feira (19/4)  valeu pela segunda rodada do Grupo A da Libertadores, realizado no Maracanã. Mas o Mengo saiu com um sorriso amarelo: perdeu a chance de golear e melhorar o seu saldo de gols. E teve a estreia do treinador Jorge Sampaoli no comando do Rubro-Negro. Pedro, duas vezes no primeiro tempo, fez os gols. Com estes tentos, já figura entre os principais goleadores brasileiros na competição continental.

Pedro celebra após abrir o placar para o Flamengo – Mauro Pimentel /AFP  via Getty Images

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Com o triunfo, o Flamengo chega aos primeiros três pontos no Grupo A (tinha perdido na estreia para o Aucas). Mas o Ñublense é o lanterna, com zero. O grupo se completa com Racing/ARG e Aucas/PER, ambos com três pontos e que se enfrentam em Avellaneda, nesta quinta-feira.

Como o Flamengo jogou

Sampaoli, mesmo com apenas um dia de trabalho, inovou na escalação e teve sucesso. Contudo, muito pela motivação dos jogadores e, principalmente, pela fraqueza dos chilenos. O Mengo jogou com três zagueiros, um volante fixo (Thiago Maia) e  dois meias próximos do volante (Vidal e Gérson), mas que partiam para o ataque e apoiavam os alas (Marinho e Ayrton Lucas) na marcação. Pedro e Gabi jogaram centralizados na área, dois ‘camisas 9’. Como curiosidade, o time, ao estilo Jesus, marcou a saída da bola. Dessa forma, conseguiu recuperá-la algumas vezes, como no lance do  segundo gol.

Vantagem com dobradinha de Pedro

Muito superior tecnicamente e rondando a área do Ñublense desde o início, o Flamengo chegou ao primeiro gol aos 14 minutos numa falta que Marinho cobrou pela direita na primeira trave. Mas Pedro se antecipou ao marcador e tocou para o gol. A pressão seguiu forte, com o Mengo marcando a saída de bola, recuperando algumas vezes e quase ampliando quando Pedro aproveitou uma saída errada, invadiu pela direita e chutou. Mas Perez fez grande defesa. E o goleiro voltou a fazer milagre num desvio de Gérson após chute de Vidal. Mas, aos 37, não teve jeito: após nova roubada de bola, Marinho tocou para Pedro limpar a marcação e fazer 2 a 0.

Flamengo ineficaz na etapa final

Mal começou o segundo tempo e Pedro deu um passe de calcanhar que deixou Gerson numa bola. Mas o camisa 20 desperdiçou. O Flamengo seguiu criando, mas muito mal nos arremates. Gabi, Pedro, Cebolinha tentaram, mas sem sucesso. Aos 38, Pedro tocou para Everton Ribeiro (que entrara no segundo tempo) e ele fez o terceiro gol. Mas o VAR anulou: um defensor dos chilenos sofreu falta no início da jogada.

FLAMENGO 2X0 ÑUBLENSE/CHI

2ª rodada do Grupo A da Libertadores
Data:
19/4/2023
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 48.895
Público pagante: 45.445
Renda: R$ 2.245.632
FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno (Everton Cebolinha, aos 16′ do 2ºT), David Luiz (Rodrigo Caio, aos 31′ do 2ºT)  e Léo Pereira; Thiago Maia; Marinho (Everton Ribeiro, aos 16′ do 2ºT), Vidal (Wesley, aos 16′ do 2ºT), Gerson e Ayrton Lucas; Gabigol e Pedro (Matheus França, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Jorge Sampaoli
ÑUBLENSE: Pérez; Caroca, Zalazar e Reyes; Rebolledo (Córdova, aos 33′ do 2ºT), Rivera (Aranguíz, aos 20′ do 2ºT), Cerezo, Campusano e Leiva (Provante, aos 33′ do 2ºT);  Vilchez (Valdez, aos 12′ do 2ºT)e Oyarzo (Jorge Hernández, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Patricio Rubio
Gols: Pedro, aos 14′ do 1ºT (1-0); Pedro, aos 37′ do 2ºT (2-0)
Árbitro:  Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Dionisio Ruiz (COL) e Alexander Guzman (COL)
VAR: Leonard Mosquera (COL)
Cartões amarelos: Zalazar (NUB)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários