-

Com muita emoção, o Shakhtar Donetsk garantiu a última vaga para a fase de grupos da Champions com o empate em 2 a 2, no Estádio Metalist, na Ucrânia. A derrota por 2 a 1 para o Monaco no tempo regulamentar forçou a prorrogação e os ucranianos chegaram ao empate em 2 a 2 na segunda etapa do tempo extra, com um gol contra surpreendente do lateral-direito Aguilar. Os franceses abriram uma vantagem de 2 a 0 ainda na primeira etapa, com dois gols do atacante Ben Yedder. No segundo tempo, o brasileiro Marlos diminuiu o placar para para o Shakhtar e assegurou que a decisão fosse para a prorrogação. O empate foi suficiente para os ucranianos avançarem depois da vitória por 1 a 0 na partida de ida.

A classificação para a principal competição de clubes da Europa garante ao Shakhtar um prêmio de mais de 15 milhões de euros, aproximadamente R$ 94,5 milhões. O sorteio que distribuirá os 32 clubes classificados para a fase de grupos da Champions será realizado pela Uefa nesta quinta-feira (26), em Istambul, na Turquia. Confira todos os detalhes do sorteio da fase de grupos.

Brasileiro Maicon durante cobrança de falta no empate entre Shakhtar Donetsk e Monaco – Divulgação/Shakhtar Donetsk

 

Primeiro tempo

Mesmo fora de casa, e com a necessidade de marcar gols, o Monaco pressionou o Shakhtar desde os minutos iniciais e após assumir o domínio da partida, chegou ao gol com Ben Yedder, aos 19 minutos, em bela jogada coletiva. O Shakhtar sentiu o gol sofrido e estava desestabliziado em campo. O Monaco se aproveitou do bom momento e Ben Yedder apareceu por tráz da zaga para anotar o segundo dele e dos franceses no jogo aos 39. Em grande noite, o atacante do Monaco ainda teve chance de anotar o terceiro antes do intervalo mas as equipes foram para o vestiário com 2 a 0 no placar.

Segundo tempo

O Shakhtar voltou do intervalo com outra postura e criou boas chances nos primeiros minutos. Contudo, o Monaco continuava levando mais perigo nas saídas em contra-ataque. Quando o ritmo da partida diminuiu, o Shakhtar teve algumas alterações na equipe, e o brasileiro Marlos, que havia entrado a pouco tempo, diminuiu o placar aos 19 minutos. Com a partida em aberto, as equipes evitaram se expor e as emoções ficaram para os minutos finais. O Monaco teve duas boas oportunidades de garantir a classificação, mas o goleiro Pyatov fez duas grandes defesas para levar a decisão para a prorrogação.

Prorrogação

Os primeiros 15 minutos foram bem disputados no meio de campo, e apesar das duas equipes criarem oportunidades, nenhuma foi clara de gol. Na segunda etapa, o jogo seguiu com muitas faltas, mas o Shakhtar chegou ao gol de empate após bola contra-ataque, no qual Mundryk contou com a sorte após o cruzamento desviar em Aguilar e a bola foi parar no fundo da própria rede do capitão do Monaco, para decretar a classificação do Shakhtar aos nove da egunda etapa da prorrogação.

Jogadores do Shakhtar Donetsk comemoram o gol marcado pelo brasileiro Marlos – VItalii Kliuiev

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários