O Flamengo tem pela frente, mais uma vez, na Copa do Brasil, um velho conhecido. Pelas semifinais, o Rubro-Negro vai encarar o Athletico, pela quarta vez na história e pelo terceiro ano consecutivo na competição. Se tem Copa do Brasil, automaticamente, tem que ter o confronto entre os rubro-negros, pelo menos é o que aponta o histórico recente.
Veja os confrontos da Copa do Brasil
E nessa história, que começou em 2013, o Flamengo costuma levar a melhor. Nas três vezes anteriores que as equipes se enfrentaram, o Fla se classificou em duas, enquanto o Furacão avançou em uma. Até em final os dois times já se encararam. São seis confrontos com três vitórias do Flamengo e três empates.
Em 2013, a equipe paranaense chegou a sua primeira final de Copa do Brasil e, até certo ponto, com leve favoritismo pelo momento que ambos os times viviam. Aos trancos e barrancos, o Flamengo de um inspirado Hernani Brocador acabou chegando na grande decisão e ficou com o caneco, para o desespero da torcida athleticana. No primeiro confronto, em Curitiba, os cariocas arrancaram um empate por 1 a 1 e confimaram a taça com um sonoro 2 a 0, no Maracanã, levantando assim sua terceira e – até agora – última Copa do Brasil.
Já em 2019, contra um Flamengo avassalador, o Furacão surpreendeu o país e eliminou o Rubro-Negro, em pleno Maracanã e com Jorge Jesus a frente do comando técnico da equipe carioca. Depois de duas igualdades por 1 a 1, o Athletico levou a melhor nos pênaltis e avançou às semifinais, eliminando o Grêmio – coincidentemente comandado por Renato Gaúcho. Na final, duas vitórias sobre o Internacional e o título nacional era conquistado pelos paranaeneses.
No ano seguinte, em meio a pandemia, o Flamengo encarou mais uma vez o Furacão, desta vez nas oitavas de finais, e despachou a equipe sem muito trabalho, com duas vitórias, ainda sob o comando do espanhol Domenec Torrent. Em 2021, as equipes entram em campo para mais um tira-teima. Porém, deste vez, o Flamengo entre com amplo favoritismo. Além de possuir uma equipe mais qualificada, o momento das equipes é totalmente divergentes.
Entretanto, o Athletico também faz uma temporada especial. A equipe vai tentar seu segundo título da Copa Sul-Americana, diante do RB Bragantino, no dia 20 de novembro, no Uruguai, segue vivo na Copa do Brasil e ainda busca uma vaga na Copa Libertadores pelo Brasileiro. O Fla, por sua vez, tem três frentes em busca do título. Vice-líder do Brasileiro, o Rubro-Negro ainda decide a final da Copa Libertadores, diante do Palmeiras, uma semana depois do Athletico, também em Montevidéu.
O último confronto entre as equipes foi pelo Campeonato Brasileiro e o Flamengo venceu por 3 a 0, no Maracanã. A partida na Arena da Baixada será apenas em novembro, pois o confronto foi adiado e é um dos jogos a menos que o Fla tem por fazer no nacional.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários