A Costa Rica é a 32ª e última seleção classificada para a Copa do Mundo de 2022. Nesta terça-feira (14/6), no Estádio Al Rayyan, no Qatar (sede do Mundial), venceu a Nova Zelândia por 1 a 0, gol de Campbell logo aos dois minutos do primeiro tempo. O gol fez a equipe na América Central se fechar e ver o rival dominar, com mais chances de gol (13 a 4) e posse de bola (66%). Porém, o selecionado parou no goleiro Keylor Navas.

Keylor Navas soca a bola e tira o perigo da área da Costa Rica  –  Karim Jaafar/AFP via Getty Images)

A Costa Rica vai para o Grupo E, ao lado de Espanha (adversário da estreia, em 23/11), Alemanha e Japão. Esta será a sexta participação em Copas. Ela disputou os Mundiais em 1990, 2002, 2006, 2014 e 2018. Sua melhor colocação foi em 2014 (caiu nas quartas de final, nos pênaltis, para a Holanda).

O Jogo

Mal começou a decisão e a Costa Roca, no primeiro ataque, aos dois minutos, marcou. Bennette invadiu pela esquerda e cruzou para Campbell. O atacante, mesmo com os três zagueiros em cima, conseguiu se antecipar e bater de primeiro para fazer 1 a 0.  Apesar de levar o gol, a Nova Zelândia mostrou bom toque de bola, trabalhando pelas alas e teve tudo para empatar com Greive. Livre na entrada da área, chutou raspando. Em seguida, jogada pelo flanco, Garbett chutou por cima.

Os neo-zelandeses eram bem superiores e obrigaram Navas a grande defesa, aos 14. O  selecionado da Oceania seguiu em cima e aos 38, Garbett  ganhou dividida com Duarte e cruzou. Tejeda tentou cortar e deu um passe para o veterano Chris Wood marcar. O árbitro deu o gol. Porém, viu no VAR a clara falta de Garbett.  Tento anulado e a Costa Rica se livrou de uma boa.

O técnico da Costa Rica  segundo tempo foi mais trucando e equilibrado e a Nova Zelândia teve um duro golpe aos 24. Barbarouses, que entrara nove minutos antes, fez falta violenta e levou vermelho. Mesmo com dez, a Nova Zelândia permaneceu em cima e teve num chute de Lewis para nova grande defesa de Navas, a sua grande chance para empatar.

COSTA RICA 1X 0 NOVA ZELÂNDIA

Data: 14/6/2022
Local: Al Rayyan Stadium, Al Rayyan (QAT)
COSTA RICA: Navas; Fuller (Martínez, no Intervalo), Oscar Duarte, Calvo e Oviedo; Tejeda, Celso Borges (Chacon, aos 34′ do 2ºT) e Torrez (Waston, no Intervalo); Contreras, Bennette (Bruan Ruiz, no Intervalo) e Campbell (Venegas, aos 47′ do 2ºT). Técnico: Luiz Suárez
NOVA ZELÂNDIA: Sail; Tuilona, Reid (Just, aos 28′ do 2T) e Pijnaker; Bell, Kirwan (Payne, aos 34′ do 2ºT), Lewis (Stamenic, aos 34′ do 2ºT), Garbett (Waine, aos 15′ do 2ºT) e Carcace; Greive (Barbarouses, aos 15′ do 2ºT) e Wood. Técnico: Danny Hay
Gols: Campbell, aos 2′ do 1ºT (1-0)
Árbitro: Mohammed Adbullah (EAU)
Auxiliares: Mohamed Al-Hammadi e Hasan Al-Mahri (UAE)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Cartões amarelos:  Contreras, Bryan Ruiz  (CRC); Reid (NZL)
Cartões vermelhos: Barbasouses, aos 24′ do 2ºT)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários