Com um time repleto de nomes que, futuramente, viriam explodir no futebol mundial, como Neymar, Lucas Moura, Casemiro, Oscar, entre outros, a Seleção Brasileira sub-20, comandada pelo técnico Ney Franco, conquistou o Sul-Americano da categoria há dez anos, no dia 13 de fevereiro de 2011.

Foi neste dia, na cidade de Arequipa, no Peru, que o Brasil goleou o Uruguai por 6 a 0, com três gols de Lucas, dois de Neymar e um de Danilo (atual lateral direito da Juventus), e fechou o torneio com uma campanha quase perfeita: sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. No hexagonal final, em cinco partidas, a Seleção marcou incríveis 15 gols e sofreu apenas três.

Uma década depois deste título inesquecível, que, além de tudo, levou o Brasil às Olimpíadas de Londres, em 2012, Ney Franco afirmou que guarda a conquista da competição com muito carinho em sua memória.

Neymar comemora gol em goleada contra o Uruguai no Sul-Americano Sub-20 - Mowa Press
Astro da companhia, Neymar comemora gol em goleada sobre o Uruguai, no Sul-Americano Sub-20 – Mowa Press

“Foi muito importante ter ganho aquele torneio. Um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Olha só quantos jogadores se destacaram e ainda brilham no futebol internacional, inclusive, com convocações para Copas do Mundo: Neymar, Danilo, Oscar e Casemiro, além de outros que ainda não tiveram a oportunidade de jogar uma Copa, mas já foram convocados para a Seleção e atuam em ligas de alto nível, como Lucas, Alex Sandro e Willian José. Realmente, foi uma geração espetacular, a qual tenho muito orgulho de ter dado a minha contribuição”, disse o treinador.

Atualmente sem clube, Ney Franco destacou que sempre gostou de trabalhar com a base e colaborar com a revelação de talentos para o futebol.

“Comandar jovens atletas com potencial faz parte da minha trajetória. Soube que recentemente, por exemplo, o Lucas Moura disse que eu fui um dos técnicos quem mais deu oportunidades a ele. Ele é um jogador de talento raro. Brilhou naquele Sul-Americano de 2011, foi o camisa 10 da seleção e, um ano depois, também foi fundamental em outro título continental comigo: a Sul-Americana de 2012, conquistada pelo São Paulo”, recordou o técnico.

Por fim, Ney Franco comentou o fato de o Brasil não ter mais ganho a competição desde a conquista de 2011. Entre 2013 e 2019, sendo que o torneio é disputado de dois em dois anos, as seleções de Colômbia, Argentina, Uruguai e Equador foram as campeãs. Nestas edições, a melhor posição da Seleção Brasileira foi um quarto lugar, em 2015, no Uruguai.

“É óbvio que, por se tratar de Brasil, todos acham que a seleção tem que ganhar sempre, mas não é bem assim. Temos que lembrar, também, que neste período, o Brasil conquistou as Olímpiadas e o Mundial Sub-17. Ou seja, a base ainda é forte e tem muitos talentos. Classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ainda não sabemos o que vai acontecer, porém se a competição for mantida, o Brasil tem totais condições de defender a sua medalha de ouro, assim como pode acabar com essa seca de títulos no Sul-Americano sub-20 na próxima edição”, finalizou o treinador.

Comentários