Seleção Brasileira

Neymar e Messi: protagonistas de Brasil e Argentina na final da Copa América

A final da Copa América entre Brasil e Argentina neste sábado (10), às 21h, no Maracanã, colocará dois dos principais protagonistas de suas seleções frente a frente pela quinta vez na história. Neymar e Messi já se enfrentaram em quatro oportunidades, com duas vitórias para cada lado. Entretanto, pela primeira vez no confronto direto entre os dois craques, o duelo vale um título.

Em dois amistosos disputados em 2010 e 2012, a Argentina venceu o Brasil por 1 a 0 e 4 a 3, respectivamente, com duas vitórias de Messi sobre Neymar. O camisa 10 da Argentina marcou o gol da vitória do primeiro encontro e anotou três no segundo. Contudo, o brasileiro deu a volta por cima. Em 2014, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 0, embora Neymar tenha passado em branco. Dois anos depois, no último confronto entre os dois gênios do futebol, o Brasil venceu por 3 a 0 e Neymar marcou um dos gols do triunfo brasileiro.

Entre 2017 e 2019, Brasil e Argentina se encontraram outras quatro vezes, mas em nenhuma delas Neymar e Messi estiveram em campo ao mesmo tempo.

Messi e Neymar durante uma partida entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 2017 – Imago Images

 

Confira os principais números de Neymar pela Seleção Brasileira

Desde sua estreia pelo Brasil, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, quando marcou seu primeiro gol, de cabeça, no dia 10 de agosto de 2010, o craque brasileiro soma 110 partidas. Neymar está próximo de igualar o recorde do ex-jogador Cafu, com 149 jogos, entrando de vez para a história da Seleção.

Em segundo na lista de maiores artilheiros do Brasil, Neymar aparece com 68 gols marcados e está perto de igualar ninguém menos que o Rei Pelé, com 77 gols. O atacante do PSG já deixou para trás craques como Ronaldo Fenômeno, Romário e Zico. Esta é uma marca do Rei do Futebol que Neymar muito provavelmente deverá superar, quebrando o recorde de gols marcados com a camisa da Seleção Brasileira.

Outro número do camisa 10 que dispensa comentários é nas participações em gols. Neymar é, com folga, o maior “garçom” da história do Brasil. O atacante já fez 53 assistências pelo Brasil e supera com facilidade o ex-jogador Kaká, com 22 passes para gol, no segundo lugar da lista.

Embora ainda não tenha conquistado o tão sonhado hexa da Copa do Mundo pelo Brasil, Neymar segue como a grande esperança da Seleção Brasileira para o Mundial do Qatar, em 2022. Com a camisa de seu país, o craque já conquistou uma Copa das Confederações em 2013, além do inédito ouro Olímpico em 2016, no Maracanã, palco no qual Neymar pode somar seu terceiro título com a amarelinha neste sábado (10).

Neymar durante a comemoração de um gol pela Seleção Brasileira nesta Copa América – Lucas Figueiredo/CBF

Confira os principais números de Messi pela Argentina

Em sua estreia na seleção da Argentina em agosto de 2005, na vitória por 2 a 1 sobre a Hungria, Messi entrou no segundo tempo e acabou expulso de campo com apenas um minuto de jogo, após acertar uma cotovelada em um jogador húngaro. Contudo, no ano seguinte, o craque se tornou o mais jovem argentino a jogar e marcar um gol em uma edição de Copa do Mundo (2006).

Há quem diga que Lionel Messi nunca conquistou um título com a camisa da Argentina. Entretanto, em 2005, o gênio da bola levou seu país ao título Mundial Sub-20, sendo eleito o melhor jogador da competição. Na seleção principal, por sua vez, o craque nunca levantou um caneco, algo que pode mudar na decisão deste sábado (10), no Maracanã.

Outros feitos importantes na carreira de Messi são a final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, na qual a Argentina perdeu o título para Alemanha, além do vice da Copa América de 2007, em que ele foi considerado o melhor jovem jogador do torneio depois de ficar com o vice-campeonato. Messi viria a perder outras duas finais de Copa América, em 2015 e 2016, ambas para o Chile.

Ao todo, Lionel Messi conta com 150 partidas disputadas pela Argentina, além de 76 gols marcados. O camisa 10 é o principal goleador de seu país e também aquele que mais vezes atuou com a camisa da Argentina.

Maior artilheiro da seleção argentina, Messi comemora um dos gols marcados nesta edição de Copa América – Fernando Bizerra Jr/Agencia EFE via Imago Images

Neste sábado, os números serão atualizados, seja para o bem de Neymar ou de Messi, mas, com certeza, os torcedores irão acompanhar um dos principais clássicos do futebol mundial. O Brasil vai em busca do bicampeonato, enquanto a Argentina não vê a hora de encerrar um jejum de títulos que vem desde 1993.

 

Siga o Jogada10 nas redes sociais:  TwitterInstagram e Facebook. 

Vitor

Posts Recentes

Edmundo elege o ‘clube mais otário’ do Brasileirão

O ex-jogador Edmundo elegeu o clube "mais otário" do Campeonato Brasileiro da Série A. O…

8 de maio de 2024

Auxiliar explica falta de jogadores da base na vitória do Cruzeiro

O Cruzeiro aliviou a pressão na Sul-Americana e venceu por 3 a 0 o Alianza,…

8 de maio de 2024

Maracanã: Consórcio Fla-Flu tem proposta maior que a do Vasco e deve vencer

O Consórcio composto pela dupla Fla-Flu está perto de vencer a licitação do Maracanã. Nesta…

8 de maio de 2024

Gerson é direto após derrota do Flamengo: ‘Vamos melhorar’

Com mais uma atuação ruim, o Flamengo perdeu para o Palestino por 1 a 0…

8 de maio de 2024

Nacional x Fortaleza: onde assistir, escalações, arbitragem

Nacional-BOL e Fortaleza jogam nesta quarta-feira (8/5),  pela quarta rodada do Grupo D da Sul-Americana.…

8 de maio de 2024

Vasco notifica 777 por possível transferência de controle; entenda

A gestão do presidente Pedrinho e a 777 Partners, dona da SAF do Vasco, entraram…

8 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!