Futebol Internacional

Neymar explica ida ao Barcelona: ‘Assino tudo que meu pai manda’

Após ser dispensado no primeiro dia de julgamento em Barcelona, o atacante do PSG, Neymar, prestou depoimento falando sobre à Justiça espanhola nesta terça-feira (18). O jogador vem sendo julgado após a DIS processar o atleta por conta da sua transferência para o Barcelona, em 2013.

No início de seu depoimento, o craque do PSG  acabou sendo questionado sobre o processo que o fez escolher jogar no clube catalão. Além disso, o atacante respondeu sobre sua assinatura de um acordo ainda nos tempos de Santos. Neymar afirmou que toda a negociação acabou sendo conduzida por seu pai e empresário.

“Não participei da negociação. Sempre meu pai que cuidou. E sempre será. E eu assino tudo que ele me manda”, disse Neymar, em seu depoimento na justiça.

Neymar presta depoimento sobre sua transferência ao Barcelona – PAU BARRENA/AFP via Getty Images

Em seguida, o pai do jogador confirmou a fala do filho, de quem também é empresário. Neymar pai disse que queria o jogador pensando apenas em ”jogar futebol” e que ele ”sempre confiou” em sua gestão.

“Ele nunca participa de negociações. Isso não quer dizer que ele é alienado, pelo contrário. Nós fazemos a vontade dele. Nós trabalhamos. Criamos uma proteção com advogados tributários, comerciais, civis, para poder dar segurança não apenas para Neymar, mas para toda a família”, falou o pai de Neymar.

Neymar diz que o coração escolheu o Barcelona

O atacante da Seleção Brasileira ainda acabou sendo questionado se havia outros interessados na sua contratação, além do Barcelona. O jogador respondeu apontando que sabia dos rumores e que havia outros clubes que o desejavam, mas que sempre teve o sonho de jogar no Barcelona  e que seu coração pedia o Barça.

“Eu sabia dos rumores de outros clubes, mas meu sonho era assinar pelo Barça e em 2013 decidi ir para o Barça e deixar o Santos. Tive opções de muitos clubes, mas meu sonho sempre foi jogar no Barça, desde criança queria jogar lá e sempre sigo meu coração. Lembro-me que tinha o Real Madrid para ir e não me lembro de outros. No último momento foi Madrid ou Barça, mas o meu coração fez-me ir para o Barça”, falou o jogador.

Entenda o caso

A venda de Neymar pelo Santos ao Barcelona aconteceu em maio de 2013 por 17,1 milhões de euros. Este foi o valor pago pelo clube catalão ao brasileiro. A empresa DIS possuia 40% dos direitos econômicos do atleta. Uma empresa ter um percentual do jogador era uma modalidade de negócio permitida na época, mas acabou proibida pela Fifa em 2016. Por essa fatia, a empresa recebeu 6,84 milhões de euros.

Algum tempo depois, o próprio Barcelona revelou que a transação custou 57 milhões de euros. Os 40 milhões que apareceram na negociação acabaram sendo direcionados para uma outra empresa, de domínio do atacante brasileiro. Uma outra investigação constatou que o total da transação foi ainda maior: 86,2 milhões de euros.

Na ação, a DIS argumenta que estas foram manobras feitas para reduzir o valor de sua fatia do negócio. Se os valores acabarem sendo confirmados, a empresa teria direito a 34,5 milhões de euros.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Felipe Camin

Posts Recentes

Saiba o motivo que deixa Carille insatisfeito no Santos

O técnico Fabio Carille vive um momento de instabilidade no Santos. Logo depois de ficar…

2 de julho de 2024

Vini Jr é desfalque do Brasil nas quartas da Copa América

Se avançar para as quartas de final da Copa América, o Brasil não poderá contar…

2 de julho de 2024

Geromel sobre renovação com o Grêmio: ‘Quando sentir que não estou ajudando, paro’

O zagueiro Pedro Geromel está confirmado no Grêmio até o final da atual temporada, pelo…

2 de julho de 2024

Palmeiras tem baixas no meio-campo para encarar o Grêmio

Na próxima quinta-feira (4), o Palmeiras encara o Grêmio, em jogo válido pela 14ª rodada…

2 de julho de 2024

Vasco atrasa pagamento da parcela do RCE

O Vasco não realizou o pagamento do Regime Centralizado de Execuções (RCE). O mecanismo destina…

2 de julho de 2024

Pedro Lourenço afirma: ‘A ideia é o Mineirão ser do Cruzeiro’

O dono da SAF do Cruzeiro há dois meses, Pedro Lourenço, afirmou nesta terça-feira (2)…

2 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!