Neymar x Modric, ‘maestros’ e camisas 10: só um seguirá na Copa

A camisa 10 é quase sempre dada ao jogador mais criativo de um time, ou ainda a uma referência técnica e de liderança. Se um jogador tem as duas funções, o número cai como uma luva. E, nesta sexta-feira (9), dois dos maiores nomes camisas 10 da atualidade se encontram nas quartas de final da Copa do Mundo. Neymar e Luka Modric ditarão o ritmo de Brasil x Croácia, mas só um deles deixará o Estádio de Lusail sorrindo.

Os dois maestros têm características diferentes. Enquanto Neymar é um atacante de origem, Modric é produto do meio-campo desde sempre. O brasileiro, porém, vem assumindo uma função de armação nas últimas temporadas, tanto no Paris Saint-Germain quando na Seleção Brasileira. O croata, por outro lado, nunca saiu do setor de criação por onde passou.

Quando o assunto é gol, Neymar tem um rendimento melhor que o de Modric, até por jogar mais perto da área. Foram 14 gols em 21 jogos nesta temporada, por Brasil e PSG. O croata marcou sete vezes nas 24 partidas que disputou, com a Croácia e também com o Real Madrid. Em assistências, também Neymar tem vantagem, e de goleada: 12 a 2.

Modric ou Neymar? Só um deles sorrirá após decisão desta sexta-feira (9) – Arte/Jogada10

Em contrapartida, Modric é mais participativo na marcação, com 26 interceptações na temporada, contra apenas duas de Neymar. Também leva a melhor nos desarmes, embora o brasileiro não faça feio: são 25 do meia da Croácia, contra 18 de Ney. O craque do PSG criou mais chances de gol na temporada (14 a 7), mas Modric vai melhor nesta Copa do Mundo: arquitetou duas, contra nenhuma do camisa 10 do Brasil.

Craques temidos por rivais

Não é surpresa, portanto, que Neymar e Modric tenham o respeito de todo o futebol mundial. Entre as seleções que se enfrentam nesta sexta, não é diferente. De parte a parte, os discursos falam em observar com cuidado os movimentos dos dois craques. Sem isso, chegar às semifinais vira tarefa quase impossível.

“A Croácia é um time de jogadores extremamente fortes. Nem é preciso falar muito sobre o Modric, mas conheço também Brozovic, Perisic e Kovacic muito bem. Esses jogadores estão acostumados a grandes jogos. Vai ser uma partida muito difícil e temos que nos preparar da melhor forma possível”, diz Danilo, ex-companheiro de Modric no Real Madrid.

“O Brasil é a melhor seleção neste Mundial. A mais rápida e enérgica, com mais variedade que outras seleções. Raphinha, Vinicius Júnior e Neymar se encaixam de várias formas e você nunca sabe de onde vem o perigo. Se jogarmos abertos, teremos problemas. Mas quando perdem a bola, eles pressionam e ficam em apuros se não a recuperam em alguns segundos. É o que queremos fazer”, planeja Zlatko Dalic, o técnico da Croácia.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Gabriel Andrezo

Posts Recentes

Mirassol lança uniforme especial ‘All Black’ em homenagem ao rúgbi da Nova Zelândia

O Mirassol surpreendeu ao lançar o uniforme especial "All Black". O intuito é homenagear o…

26 de junho de 2024

Menino Gui ‘anuncia’ Philippe Coutinho no Vasco e agita as redes sociais

A espera da torcida vascaína está prestes a acabar, ao menos se depender do pequeno…

26 de junho de 2024

Argentina vence o Chile no fim e avança na Copa América

Foi com muita insistência, mas a Argentina confirmou a classificação para as quartas de final…

26 de junho de 2024

Amazonas vence o Coritiba e se afasta do Z4 da Série B

O Coritiba perdeu a chance de encostar no G4 da Série B. Em duelo realizado…

25 de junho de 2024

Luxemburgo encontra Abel Ferreira e agita a torcida do Palmeiras

A torcida do Palmeiras ficou encantada nesta terça-feira (25). Em sua rede social, Vanderlei Luxemburgo…

25 de junho de 2024

Internacional acerta renovação de contrato com Igor Gomes

O Internacional confirmou nesta terça-feira (25), a renovação de contrato com o zagueiro Igor Gomes…

25 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!