Ajibade comemora. Ela acaba de fazer a jogada do gol da companheira Uchenna Kanu. Foi o primeira da Nigéria na surpreendente vitória sobre a anfitriã Alemanha
Ajibade comemora. Ela acaba de fazer a jogada do gol da companheira Uchenna Kanu. Foi o primeira da Nigéria na surpreendente vitória sobre a anfitriã Alemanha - Foto: Patrick Hamilton / AFP via Getty Images

A Nigéria surpreendeu  ao vencer, por 3 a 2, a anfitriã Austrália na manhã desta quinta-feira (27/7), no Lang Park, em Brisbane. O jogo fechou a segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo Feminina e deixou incrédula a imensa torcida que lotou o estádio, que esperava celebrar a vitória e a vaga às oitavas. Mas, agora, as australianas estão em terceiro lugar e só garantirão vaga na próxima fase se vencer na rodada final. As australianas saíram na frente com Egmond. Mas as africanas empataram ainda no primeiro tempo, com  Kanu e viraram na etapa final com gols de Ohale e Ochoala. No finzinho, Kennedy descontou para as donas da casa.

Veja aqui a tabela de classificação da Copa feminina

Ajibade comemora. Ela acaba de fazer a jogada do gol da companheira Uchenna Kanu. Foi o primeira da Nigéria na surpreendente vitória sobre a anfitriã Alemanha – Foto:  Patrick Hamilton / AFP via Getty Images

Na outra partida da segunda rodada do Grupo B, Canadá fez 2 a 1 na Irlanda, nesta quarta-feira. Assim, a Nigéria fecha a rodada na liderança, com quatro pontos e saldo de 1,  com o Canadá em segundo lugar, mas também com quatro pontos e saldo de 1. Porém, menor número de gols. A Austrália tem três pontos e a Irlanda, já eliminada, com zero.

Austrália sai na frente, Nigéria busca o empate

As equipes tinham os chuverinhos como principais armas ofensivas. Mais qualificada e jogando em casa a Austrália foi mais ofensiva, tentou finalizar. Porém, de seus dez primeiros chutes a gol, apenas um foi no alvo e sem perigo. No mais, bolas levantadas e finalizações para fora. A Nigéria até teve alguma posse (40%), Mas  poucos arremates (dois nos primeiros 40 minutos). Contudo, nos acréscimos do primeiro tempo vieram os gols. Primeiro para a Austrália, aos 46. A atacante Foord saiu da área, recebeu pela esquerda,  avançou e, quase no fundo, cruzou rasteiro para conclusão de Egmond. Mas as anfitriãs não tiveram tempo para comemorar: aos 50, Ajibade recebeu pela esquerda, cortou para o meio e chutou abafado. Mas a sobre ficou sob medida para a conclusão de Uchenna Kanu. Tudo igual, 1 a 1.

Olha a zebra aí!

O que poucos  esperavam ocorreu no segundo tempo. Austrália em cima, tentando a todo custo o gol da vitória, com muitas finalizações (19 a 9), mas vendo as africanas colocarem bolas na rede. Aos 20, após escanteio que gerou tremenda confusão na área, a bola espirrou para Ohale meter de cabeça quase em cima da linha. No lance, ela dividiu com Kennedy, que tentou cortar e acertou seu tórax. Ela ficou quatro minuitos sendo atendida, mas seguiu em campo. O jogo recomeçou, a Austrália foi para cima, mas Ochoala, que entrara pouco antes, ganhou a disputa contra a zagueira e a goleira sueca e quase sem angulo chutou para fazer 3 a 1 para as nigerianas. Somente nos acréscimos, aos 54, Kennedy descontou para as australianas. O time da casa ainda teve uma chance no lance final. Mas a goleira Nnadozie defendeu.

Próximos jogos

A terceira rodada do Grupo B será na segunda-feira (31/7).  A Austrália enfrentará o Canadá, no Retangular de Melbourne. Com um empate, as australianas garantem o primeiro lugar. As canadenses não podem vacilar: se perderem, podem superadas pela Nigéria, que enfrentará a Irlanda no Lang Park, em Brisbane.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários