Em jogo com inúmeros ingredientes interessantes, o Arsenal bateu o Tottenham, de virada, no clássico do norte de Londres, por 2 a 1, na tarde deste domingo (14), no Emirates Stadium, pela 28ª rodada do Campeonato Inglês. O gol de Lamela, dos Spurs, foi de deixar o queixo de qualquer um caído (veja o vídeo aqui). Odegaard empatou o jogo ainda no primeiro tempo e Lacazette, de pênalti, virou. No fim, o Tottenham fez uma pressão gigantesca, mas não foi capaz de evitar a derrota.

O jogo

Como era de se esperar, o Tottenham de José Mourinho, verdadeiro algoz do Arsenal, começou recuado, aguardando o anfitrião em seu campo de defesa para poder sair no contra-ataque ao roubar a bola. Com seu trio poderoso, Son, Kane e Bale, os visitantes viam o time da casa chegar com muito mais frequência. Não à toa o Arsenal tinha muito mais posse e mais finalizações. O time de Mikel Arteta acertou uma bola no travessão com Smith-Rowe (Aubameyang começou no banco por ter se atrasado na chegada ao estádio) logo aos 15 minutos. Três minutos depois uma notícia ruim para a torcida do Tottenham: Son sentiu dores e foi substituído por Lamela. Mas até que essa mexida acabou dando certo.

Lamela comemora seu golaço no clássico. Foto: Nick Potts / POOL / AFP

Após ver seu rival chutar nove vezes, o Tottenham chegou à sua primeira finalização e em grande estilo. Reguillón cruzou para a área e Lucas ajeitou para Lamela. Sem espaço, totalmente marcado e com a bola muito próxima ao corpo, o argentino tirou um lance de gênio da cartola e, com uma tacada de sinuca de letra, mandou a bola no cantinho de Leno para abrir o placar. O gol foi tão mágico que até seus companheiros levaram as mãos às cabeças, incrédulos com a beleza da finalização.

Mas o Arsenal não se abalou com o gol e seguiu na pressão. No fim da primeira etapa, Odegaard aproveitou cruzamento de Tierney e chutou rasteiro. A bola bateu em Alderweireld e o desvio matou o goleiro Lloris, que nada pode fazer. Foi a primeira finalização do Arsenal no alvo no jogo, visto que todas as outras foram para fora.

Na etapa complementar, Lacazette sofreu pênalti polêmico de Davinson Sánchez e ele mesmo cobrou: deslocou Lloris e mandou no cantinho para virar o jogo. Pouco depois, Lamela acabou sendo expulso pelo segundo amarelo e deixou o Tottenham com um a menos. Mas a desvantagem em número de jogadores não abateu o time de  Mourinho, que partiu para cima e quase empatou. Harry Kane chegou a empatar o jogo, mas o gol foi anulado (corretamente) por impedimento. Depois, ele teve uma falta para cobrar e acertou a trave de Leno. No rebote, Ndombele chutou e Gabriel evitou quase em cima da linha.

Lacazette celebra o gol da vitória do Arsenal por 2 a 1. Foto: Nick Potts / POOL / AFP

Com a vitória, o Arsenal chega aos 41 pontos e permanece em décimo na tabela. O Tottenham, com 45, é o sétimo. O triunfo encerra um pequeno jejum dos Gunners contra seu maior rival: não vencia há quatro jogos.

Comentários