O Liverpool assumiu a liderança da Premier League na manhã deste sábado. Fora de casa, os Reds tiveram dificuldades contra o Brighton e ficaram no empate em 1 a 1, na 100ª partida oficial de Alisson pelo clube. A marca estava dando sorte até os 47 do segundo tempo, quando o juiz marcou mais um pênalti para os anfitriões – eles já haviam desperdiçado uma cobrança na etapa inicial. A vitória daria uma liderança mais folgada para o Liverpool, que agora tem um ponto a mais que o Tottenham. Os Spurs jogam, neste domingo 29, um clássico contra o Chelsea e podem retomar a ponta da tabela.

Equipe do Liverpool comemora gol único do time – Mike Hewitt / POOL / AFP

Em Brighton, um primeiro tempo com poucas chances, mas marcado por um pênalti perdido e um gol anulado pelo VAR. Logo aos 20 minutos o time da casa teve a sua melhor chance de balançar as redes do Liverpool. Mas o francês Maupay chutou pênalti para fora. Quinze minutos depois, Salah recebeu em profundidade e tirou por cima do goleiro, saindo para o abraço. Mas o VAR estava lá para confirmar o impedimento e anular o gol.

Na etapa complementar, coube ao português Diogo Jota fazer o gol do Liverpool no jogo. Em bela jogada coletiva, ele recebeu de Salah já próximo à meia-lua, foi cortando para o pé direito, apenas buscando um espaço para finalizar. Quando o encontrou, acertou o cantinho do goleiro Ryan.

O egípcio deu lugar a Mané, que também deixou o seu. Também impedido. Após belo cruzamento de Robertson, o senegalês testou firme para o gol, mas o VAR voltou a entrar, positivamente, em ação. O Brighton conseguiu o empate após pressionar. Welbeck sofreu chute de Robertson dentro da área e o jogo seguiu. Quando a bola deixou o gramado, o árbitro foi chamado pelo VAR e marcou pênalti, para desespero de Jürgen Klopp. Gross cobrou no meio e deu números finais à partida.

Agenda e tabela

O Liverpool agora é líder do Campeonato Inglês, com 21 pontos, mas pode voltar para a segunda posição no domingo, quando há o clássico londrino entre Tottenham e Chelsea. Os Spurs, do técnico José Mourinho, podem retomar a ponta em caso de empate ou vitória. O Brighton, por sua vez, fica na 16ª posição, com apenas dez pontos conquistados. Na próxima rodada, no dia 6/12, o time recebe o Southampton. Na terça-feira o Liverpool volta a campo para enfrentar o Ajax, pela Liga dos Campeões. Pela Premier League, o confronto será no dia 5 contra a “legião portuguesa” do Wolverhampton, ex-time de Diogo Jota. Será que rola a lei do ex?

Confira todos os jogos da décima rodada da Premier League

Sexta-feira (27/11)

Crystal Palace 0x2 Newcastle

Sábado (28/11)

Brighton 1×1 Liverpool

Manchester City 5×0 Burnley

14h30 – Everton x Leeds

17h West Brom x Sheffield United

Domingo (29/11)

11h – Southampton x Manchester United

13h30 – Chelsea x Tottenham

16h15 – Arsenal x Wolverhampton

Segunda-feira (30/11)

14h30 – Leicester x Fulham

17h – West Ham x Aston Villa

Comentários